Festival de CPIs na CMP

Em menos de quatro meses do início dos trabalhos da 9ª Legislatura (2021-2024), a Câmara de Vereadores de Parauapebas já abriu três CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito): duas para investigar loteadoras que atuam no município e uma para apurar denúncias contra a mineradora Vale.

CPI da Buriti

Aprovada na sessão realizada no dia 20 de abril do ano corrente, através do requerimento nº 12/2021, de autoria do vereador Josivaldo da Farmácia (PP), em conjunto com os colegas de parlamento Leandro do Chiquito (Pros), Rafael Ribeiro (MDB), Zé do Bode (MDB) e Israel Miquinha (PT). A CPI visa investigar o que diz respeito aos impactos causados pelas cláusulas constantes nos contratos de compra e venda de imóveis localizados no Bairro Cidade Jardim. A Comissão em questão irá tratar das denúncias de que a loteadora Buriti celebra contratos de compra e venda de imóveis, cujas cláusulas são abusivas e estipulam juros exorbitantes, o que acaba tornando impossível a quitação dos lotes/terrenos por mais da maioria dos então compradores/moradores.

Os componentes da CPI da Buriti, são: Rafael Ribeiro (MDB), Luiz Castilho (Pros), Zé do Bode (MDB), Elias da Construforte (PSB) e Josivaldo da Farmácia (PP).

CPI Nova Carajás

A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta da Loteadora Nova Carajás quanto à venda e financiamento de lotes no bairro que leva o mesmo nome da empresa foi apresentada na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de 11 de maio.

A comissão tem como objetivo apurar se houve abuso na cobrança de juros nos contratos de financiamento, bem como a omissão da loteadora para com os clientes sobre a venda de uma área para a empresa Vale, por onde passa atualmente uma linha férrea e a denúncia de alteração dos contratos para esconder a passagem do trem pela localidade. Tal situação tem lesado os compradores, pois muitos imóveis apresentam rachaduras, além de alto ruído ocasionado pela passagem do referido transporte.

A solicitação foi proposta por meio do Requerimento nº 14/2021, de autoria do vereador Aurélio Goiano (PSD) e assinado pelos vereadores Francisco Eloecio (PRB), Joel do Sindicato (PDT), Léo Márcio (Pros) e Israel Miquinha (PT).

Os integrantes da CPI Nova Carajás, são: Zacarias Marques (PP), Eliene Soares (MDB), Leandro do Chiquito (Pros), Léo Márcio (Pros) e Josemir Silva (Pros).

CPI da Vale

Mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instaurada pela Câmara de Vereadores de Parauapebas contra a Vale. Não é a primeira a ser aberta pelo parlamento municipal contra a mineradora.

Alguns casos citados que fomentaram a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito em questão, foram: impactos da construção/operação do ramal ferroviário, que afeta os bairros Nova Carajás, Vila Nova I e II, Jardim Ipiranga, Tropical I e II, Vila Onalício Barros, Palmares I, Fazenda Juazeiro, Santo Antônio e Residencial Nova Carajás; Impactos causados pela instalação do Salobo III e as denúncias acerca da contratação de mão-de-obra vinda de fora de Parauapebas para as obras do empreendimento minerário, são algumas das denúncias que os cincos vereadores citados irão analisar.

Os cinco vereadores que compõe a CPI da Vale, são: Zé do Bode (MDB), Miquinha (PT), Josemir Silva (Pros), Léo Márcio (Pros) e Josivaldo da Farmácia (PP).

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

O levante da Comunicação

Este blog foi um dos veículos de comunicação que mais produziu críticas ao atual governo Darci Lermen. Na área da comunicação, então, foram sucessivas abordagens.

Brasil ganhou mais de 1 milhão de eleitores após as Eleições 2022

Com a reabertura do cadastro eleitoral após as Eleições 2022, diversos serviços voltaram a ser oferecidos aos cidadãos, como a possibilidade de tirar o título

O futuro continua sendo sabotado

Já faz parte do imaginário popular que o Brasil é um dos países que menos ler no mundo. A questão é que a afirmação não

COP-29: vitrine internacional para Helder Barbalho, o anfitrião da COP-30 de olho na vice-presidência

Inicia em Baku, capital do Azerbaijão, a 29º edição da COP (Conferência das Partes sobre o clima). É o evento que antecede ao que será

Parauapebas: Semurb segue orientação do TCM-PA e rescinde contrato com empresas de iluminação pública

Diferentemente do que se vem tentando vincular em algumas páginas e sites, de que existe um movimento de favorecimento para algumas empresas em detrimentos as

Focus indica primeira expectativa de queda da Selic desde janeiro de 2021

Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver um afrouxamento maior da política monetária neste ano, ao mesmo tempo que elevaram a perspectiva para a