Fim de linha para a terceira via

A pesquisa de intenção de voto feita pelo Instituto DataFolha e que foi divulgada ontem, 12, confirma o que os mais atentos já perceberam: na próxima disputa presidencial, não terá candidatura competitiva no campo do chamado Centro. Portanto, a eleição ao cargo político mais importante do país, será uma disputa polarizada entre o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Diferente dos últimos levantamentos, estes feitos via telefone, desta vez, o DataFolha entrevistou in locu as pessoas. A pesquisa foi realizada entre 11 e 12 de maio em 146 cidades, atingindo 2.071 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais (baixa em comparação a média de três pontos percentuais).

Primeiro Turno

No formato estimulado, quando é apresentado ao entrevistado os nomes dos candidatos, os números apontam: Lula (PT): 41%; Jair Bolsonaro (sem partido): 23%; Sergio Moro (sem partido): 7%; Ciro Gomes (PDT): 6%; Luciano Huck (sem partido): 4%; João Doria (PSDB): 3%; Luiz Henrique Mandetta (DEM): 2% e João Amoêdo (Novo): 2%. Brancos/nulo/nenhum somam 9%. Já os que não sabem chegou a 4%.

No quesito estimulado, todos os adversários do petista somam 47%, seis a mais do que o ex-presidente. Esse cenário altamente favorável a Lula, o coloca, por exemplo, próximo de vencer a eleição ainda em primeiro turno, se a eleição fosse hoje.

Quando a pesquisa se apresenta no formato espontâneo, ou seja, quando não é citado nenhum candidato, cabendo ao entrevistado indicar um nome, a situação é a seguinte: Lula (PT): 21%; Jair Bolsonaro (sem partido): 17% e Ciro Gomes (PDT): 1%. Os outros candidatos somam 2%. Brancos/nulo/nenhum somam 8%. Já os que não sabem responder impressionou com 49%.

Fica claro que, neste formato, Bolsonaro encosta em Lula, algo aceitável, pois o atual presidente está sempre em evidência, envolto geralmente em polêmicas que o próprio produz. O grande quantitativo (49%) dos que não sabem responder, no formato espontâneo, indica uma disputa ainda indefinida, mas polarizada entre os dois mais bem colocados.

Segundo Turno

O Instituto DataFolha fez projeções de segundo turno. No primeiro cenário, em que os dois principais candidatos se enfrentam, o resultado é o seguinte: Lula (PT): 55% e
Bolsonaro (sem partido): 32%. Neste caso, o petista herdaria os votos dos eleitores de Doria, Ciro e Luciano Huck, enquanto o presidente teria votos dos eleitores de Moro. Em um cenário de disputa entre Lula e Moro, o petista teria 53%, enquanto o ex-juiz chegaria a 33%. Se a disputa fosse entre Lula e Dória (PSDB), o ex-presidente aumentaria ainda mais a diferença: 57% x 21%.

O DataFolha montou disputas de segundo turno com Jair Bolsonaro, em dois cenários. Em ambos o atual presidente perderia (em um teria empate técnico, pois estaria dentro da margem de erro: Bolsonaro: 39% x Dória: 40%; Bolsonaro: 36% x Ciro Gomes: 48%.

Índice de Rejeição 

A pesquisa quis saber em qual candidato o entrevistado não votaria em nenhuma hipótese. O resultado foi o seguinte: Bolsonaro: 54%; Lula: 36%; Doria: 30%; Huck: 29%; Moro: 26% e Ciro: 24%.

Vale lembrar que alguns nomes citados na entrevista, possivelmente não estarão na disputa presidencial do próximo, são eles: João Dória (PSDB), que já declarou que disputará à reeleição ao governo de São Paulo; Sérgio Moro (sem partido) que já declarou que não tem mais interesse de lançar o seu nome para presidente; Luciano Huck (sem partido) renovou o seu contrato com a Rede Globo, o que inviabiliza pela segunda vez a possibilidade de concorrer. Fica o registro que a pesquisa DataFolha não fez menção ao nome da ex-ministra Marina Silva (Rede), que disputa a eleição presidencial desde 2010.

Está claro, portanto, que uma terceira via dificilmente se tornará competitivo. Restará ao eleitor decidir entre Bolsonaro e Lula, disputa que deveria ter ocorrido em 2018, mas o petista ao ser condenado pela Justiça, tornou-se inelegível.

O sinal vermelho está aceso no Palácio do Planalto.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Parauapebas: campanha para a PA-275 ser chamada Rodovia Faisal Salmen

O último sábado,(27) foi repleto de emoção e saudades! A campanha Faisal Sempre, foi às ruas para recolher assinaturas de apoio à nomeação da PA

Mais do Mesmo – 2020 em Parauapebas

Ao longo desses dias, chegaram às minhas mãos três pesquisas, encomendadas por grupos de interesses distintos, não guardam qualquer relação entre si. Mas ao ler

Nota de Esclarecimento sobre decisão judicial relacionada à Executiva Nacional do PSDB

Com o intuito de tranquilizar dirigentes e militantes tucanos em todo o Brasil, e para evitar que desinformação acerca da decisão judicial a respeito do

Programa da declaração do Imposto de Renda 2024 já está liberado

Nesta terça-feira, 12 de março, a Receita Federal liberou antecipadamente o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2024. O Serpro, empresa de

GM anuncia R$ 7 bilhões em investimentos no Brasil entre 2024 e 2028

A General Motors (GM) anunciou nesta quarta-feira investimentos de R$ 7 bilhões no país, entre 2024 e 2028. O anúncio foi feito em Brasília, com

Lei Orçamentária aponta arrecadação líquida recorde do Pará

O Governo do Estado do Pará entregou à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na última segunda, 30, o Projeto de Lei Orçamentária Anual