Forma Alepa estará na região do Baixo Amazonas

COMPARTILHE:

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Escola do Legislativo, realizará o Forma Alepa/Elepa Itinerante, região do Baixo Amazonas, e contemplará os municípios de Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa. O serviço ofertado pelo Forma Alepa/Elepa tem o objetivo de capacitar e aperfeiçoar servidores públicos e acontecerá nos dias 21 a 23 de outubro na câmara municipal de Santarém.

Servidores públicos têm uma importante missão na elaboração de política pública destinada à melhoria da administração pública. A formação e capacitação dos servidores constituem estratégias e meios que garantem a mobilização das competências, construção de novos conhecimentos e acima de tudo, a construção de um corpo funcional comprometido com eficiência e técnica na reflexão nas ações que devem ser prensadas para a comunidade. Dessa forma, a Escola Legislativa da Alepa potencializa cada vez mais seu compromisso: levar cursos de qualificação aos que prestam serviço público à população.

O conhecimento produzido e difundido pela Escola da Alepa busca atender a formação profissional dos gestores públicos para o desenvolvimento de competências e habilidades, visando ligar a teoria à ação prática e cujo foco é o desenvolvimento de competências e habilidades específicas para exercício profissional, o que é comumente denominado de ensino de aplicação. A formação busca desenvolver potencialidades dos servidores. A reflexão crítica sobre a prática é  necessária para intervenção e a inovação,  e permitirá a melhoria da capacidade de gestão, de identificação de problemas e de alternativas de solução.

“Essa ação da Alepa, por meio da Escola do Legislativo, busca orientar os servidores que prestam serviços públicos para a comunidade. Levamos nosso corpo técnico, seja na área do processo legislativo ou da comunicação, são vários setores envolvidos que levam aprimoramento aos vereadores, aos servidores que fazem o serviço público. Nossa finalidade com essas atividades é fazer com que o setor público tenha um treinamento melhor do que o ele tem hoje”, disse o presidente da Alepa, deputado Chicão. “O Forma Alepa é uma programação que temos a certeza de que deu certo. Fomos surpreendidos pela procura a este serviço, temos demandas para fora do Pará, para colaborar com outras Assembleias Legislativas”, afirmou.

A região

Formada por 13 municípios, com belezas naturais ainda intocadas e expressivo folclore, a região do Baixo Amazonas ocupa uma área de 315.000 km2, com uma população de 705.737 habitantes. A região ocupa uma área de 315,86 mil km², 25% da área do Estado do Pará e 735.848 habitantes, 8,6% da população do Estado do Pará.

Santarém

O município remonta de um processo de imigraçao que deixou heranças culturais que, unidas, formam a identidade da cidade e do povo santareno. Fundada em 22 de junho de 1661, foi elevada à categoria de vila em março de 1758 pelo governador da Província Grão Pará, capitão-geral Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebendo o nome de Santarém. Em viagem ao Rio Tapajós, ele instalou as vilas de Alter do Chão, onde era a aldeia dos Boraris; Boim, antiga aldeia dos Tupinambás; Vila Franca, onde ficava aldeia dos Arapiuns e Cumarús; e Pinhel, onde era Aldeia dos Matapuz.

Em 24 de outubro de 1848, Santarém foi elevada à categoria de cidade pelo presidente da Província, Jerônimo Francisco Coelho. Uma cidade que reúne até hoje os descendentes indígenas, portugueses, estadunidenses e nordestinos, que trabalho promovem o desenvolvimento local.

A cidade de Santarém é o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do Pará, é uma das mais antigas da região amazônica. Cidade do interior com características de cidade grande, a Região Metropolitana de Santarém, é a segunda maior concentrada, em área urbana, do Pará.

A praia de Alter do Chão, conhecida também como “Caribe Brasileiro”, em Santarém, foi eleita recentemente pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos entre as praias do Brasil. A cidade também é palco de uma das maiores manifestações folclóricas da região, o Çairé, que atrai turistas do mundo todo.

Programação do Forma Alepa/Elepa

Por Andrea Santos – AID Comunicação Social – Imagem: Balthazar Costa (AID/Alepa).

O blog no X