Forma Alepa na região do Baixo Amazonas

Servidores públicos têm uma importante missão na elaboração de políticas públicas destinadas à melhoria da administração pública. A formação e capacitação dos servidores constituem estratégias e meios que garantem a mobilização das competências, construção de novos conhecimentos e acima de tudo, a construção de um corpo funcional comprometido com eficiência e técnica na reflexão nas ações que devem ser prensadas para a comunidade.

Pensando nisto, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio da Escola do Legislativo, começou na manhã desta quinta-feira (21) mais uma edição do Forma Alepa/Elepa Itinerante que vai até o dia 23. A região contemplada é a do Baixo Amazonas com seguintes municípios: Alenquer, Almeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa. O evento ocorre na Câmara municipal de Santarém.

A Escola do Legislativo tem o compromisso de levar qualificação profissional aos que prestam serviço público à população. O conhecimento produzido e difundido pela Escola do Legislativo busca atender cada vez mais a formação e capacitação dos agentes públicos, visando ligar a teoria à ação prática. A formação busca desenvolver potencialidades dos servidores. A reflexão crítica sobre a prática é necessária para intervenção e a inovação, e permitirá a melhoria da capacidade de gestão, de identificação de problemas e de alternativas de solução.

Fábia Miranda falou em nome da Escola do Legislativo. “O trabalho tem sido positivo, já realizamos em outras regiões e percebemos que estamos focados em sua missão institucional. É preciso que os servidores aprimorem seus conhecimentos nos serviços que devem ser pensados para o bem da comunidade. Agradeço aos que nos receberam, viemos somar com cada um”, disse.

Dr. Jeferson Bacelar, da Escola Judicial do Pará falou sobre Competências, Efetividade e Controle de Constitucionalidade. “A constituição Federa estabeleceu um mecanismo para que a União, Estados e Municípios assumam suas responsabilidades na prestação de serviços á população. Mas, às vezes, na prática é diferente. O objetivo desse tema é capacitar os vereadores e seus assessores de como elaborar de fato um projeto de lei, o que realmente é atribuição do município, da câmara municipal”, destacou.

O Ministério Público do Pará (MPPA), representado pelo Dr. Frederico Oliveira disse que: “O que a Alepa está realizando, por meio de sua escola legislativa, é mais que necessário. Capacitar o representante popular é fundamental”, afirmou.

“A Alepa procura adequar os serviços para a população. A atual gestão tem se preocupado com isto que, é algo que só vem a somar nas ações para a comunidade e sei bem o que está região vive. Grato por esse momento de mais aprendizado a minha região”, disse o deputado José Maria Tapajós.

A deputada Professora Nilse Pinheiro, Procuradora Especial da Mulher da Alepa fechou o primeiro dia do evento falando da importância da Procuradora da Mulher na Alepa. “Quando se fala em Procuradoria da Mulher é falar sobre proteção, dos seus direitos. Zelar pela sua defesa é o que temos feito na Alepa. Fiscalizamos e acompanhamos programas estaduais e municipais, públicos e privados voltados à implementação de ações às mulheres”, disse. “Dos 26 Estados e o Distrito Federal, atualmente, o Brasil possui 16 Procuradorias Estaduais”, finalizou.

Programação:

Dia 22, a partir das 8 horas da manhã, Dr. Jarbas Porto, diretor legislativo da Alepa, falará sobre Competências Legislativa à luz da constituição Federal de 1988.

Às 14h – Planejamento Estratégico na gestão legislativa, com Rebecca Hesketh, secretaria legislativa.

No último dia, o tema será Licitação e contratos-Lei número 14.133/2021, com Marcelo Pinheiro, da Comissão de Licitação da Alepa.

A região

Formada por 13 municípios, com belezas naturais ainda intocadas e expressivo folclore, a região do Baixo Amazonas ocupa uma área de 315.000 km2, com uma população de 705.737 habitantes. A região ocupa uma área de 315,86 mil km², 25% da área do Estado do Pará e 735.848 habitantes, 8,6% da população do Estado do Pará.

Santarém

O município remonta de um processo de imigraçao que deixou heranças culturais que unidas, formam a identidade da cidade e do povo santareno. Fundada em 22 de junho de 1661, foi elevada à categoria de vila em março de 1758 pelo governador da Província Grão Pará, capitão-geral Francisco Xavier de Mendonça Furtado, recebendo o nome de Santarém.

Em viagem ao Rio Tapajós, ele instalou as vilas de Alter do Chão, onde era a aldeia dos Boraris; Boim, antiga aldeia dos Tupinambás; Vila Franca, onde ficava aldeia dos Arapiuns e Cumarús; e Pinhel, onde era Aldeia dos Matapuz. Em 24 de outubro de 1848, Santarém foi elevada à categoria de cidade pelo presidente da Província, Jerônimo Francisco Coelho. Uma cidade que reúne até hoje os descendentes indígenas, portugueses, estadunidenses e nordestinos, que trabalho promovem o desenvolvimento local.

A cidade de Santarém é o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do Pará, é uma das mais antigas da região amazônica. Cidade do interior com características de cidade grande, a Região Metropolitana de Santarém, é a segunda maior concentrada, em área urbana, do Pará. A praia de Alter do Chão, conhecida também como “Caribe Brasileiro”, em Santarém, foi eleita recentemente pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos entre as praias do Brasil. A cidade também é palco de uma das maiores manifestações folclóricas da região, o Çairé, que atrai turistas do mundo todo.

Por Andrea Santos – AID Comunicação Social / Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa).

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

TSE determina eleição suplementar para eleger novo prefeito e vice-prefeito em Tucuruí

Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão desta terça-feira (6), a inelegibilidade de Alexandre França Siqueira (MDB), prefeito reeleito

Ananindeua: marketing x realidade

O município de Ananindeua, o segundo mais populoso do Pará, em seu campo político, vive uma relação ambígua entre a realidade e o que é

#TBTdoBlog: a falta de Juvêncio Arruda

Esse #TBT será diferente. Explico. Logo após chegar de uma viagem de férias ao Maranhão, na tarde do último domingo (30), fui ler no escritório

EAF inicia lançamento do cabo subaquático da Infovia 03, que liga Belém a Macapá

A Entidade Administradora de Faixa (EAF) iniciou, nesta segunda-feira (11), o lançamento do cabo de fibra óptica subaquática para implantação da Infovia 03 no leito

Sobre games, violência e imbecis…

No País de Alice… No país das soluções simples para as questões complexas, temos mais um episódio, surgido da tragédia de Suzano. Dois IMBECIS invadiram

Economistas elevam a 11% previsão para Selic em 2025, mostra Focus

A previsão de analistas monitorada pelo Banco Central mostra elevação na perspectiva para a Selic em 2025, mostrou o Boletim Focus divulgado pela autoridade monetária