Governo envia à Alepa a LDO de 2022

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), enviou à Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) o Projeto de Lei e Diretrizes Orçamentárias (PLDO), referente ao exercício de 2022.

O documento fixa as metas prioritárias para 2022 e estabelece os parâmetros a serem seguidos na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). Os deputados devem analisar e votar o PLDO até o final de junho deste ano.

A Diretoria de Programação e Orçamento (DPO) da Seplad elaborou a Proposta de LDO estabelecendo a meta de superávit primário de R$ 8,118 milhões para o próximo exercício, demonstrando que, mesmo com as incertezas decorrentes da pandemia da Covid-19 e seus reflexos diretos na economia, o Governo do Pará continuará atuando com responsabilidade e comprometimento no controle das contas públicas.

“O documento tem como prioridade investimentos em importantes áreas, como saúde, segurança e educação, tendo em vista alcançar melhorias que proporcionem bem-estar à população paraense, e que assim o Estado alcance mais desenvolvimento, gerando também mais emprego e renda”, enfatizou o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Ivaldo Ledo.

“A realização dessa reunião é de suma importância, para que todas as esferas estejam, cada vez mais, alinhadas, e construam de forma satisfatória conosco, as diretrizes que venham a ser executadas de forma efetiva para o desenvolvimento do Estado e o bem-estar da sociedade”, acrescentou Ivaldo Ledo.

Conexão – A LDO é um instrumento de planejamento de gestão que fixa as metas e prioridades da administração pública para o próximo exercício financeiro, além de nortear a elaboração do orçamento anual, entre outras atribuições. A Lei também possibilita a conexão entre o planejamento de curto prazo, que é a LOA (Lei Orçamentária Anual), e o planejamento de médio prazo contido no PPA (Plano Plurianual).

A Lei Orçamentária Anual é o dispositivo que estima as receitas e autoriza as despesas do Executivo de acordo com a previsão de arrecadação. O objetivo da LOA, que resulta no Orçamento Geral do Estado (OGE), é concretizar as metas propostas no PPA, segundo as diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Com informações da Agência Pará (Adaptado). 

Henrique Branco

Formado em Geografia, professor das redes de ensino particular e pública de Parauapebas, pós-graduado em Geografia da Amazônia e Assessoria de Comunicação. Autor de artigos e colunas em diversos jornais e sites.

#veja mais

Alckmin em Carajás. Parauapebas ficou de fora

Na última quarta-feira (05), o pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin resolveu partir para o ataque, ou seja, definir o quanto antes

Encontro com o Rei

Na última segunda-feira, 13, o governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, anunciou em suas redes sociais, o convite feito pelo Rei Charles III para

Eleições 2022: pesquisa Destak aponta os mais votados para Alepa em Santarém

A mais nova pesquisa Destak de intenção de voto em Santarém, no oeste do Pará, para deputado estadual, mostra a ex-prefeita Maria do Carmo (PT)

Rapidinhas do Branco – CXVII

Engessado O que se fala nos bastidores políticos da capital do minério é que o mandato do vereador Anderson Moratório (PRD) está mais parado do

Para além do Palácio II

Em agosto de 2019, Helder Barbalho (MDB) completava oito meses à frente do Poder Executivo paraense, e já começava a se destacar não só como

Eleições 2018: pesquisa Doxa ao governo do Pará e Senado

Conforme anunciado no texto anterior, além do Instituto Acertar, a Doxa Pesquisas também registrou, realizou e publicou pesquisa eleitoral para o governo do Pará, Senado