Instituto DOXA divulga a primeira pesquisa para a Prefeitura de Belém

0
648

Com o cenário eleitoral cada vez mais definido, o Instituto Doxa divulgou ontem, 19, os números de sua primeira pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Belém. Como esperado, o deputado federal Edmilson Rodrigues (governou a capital paraense por oito anos) lidera tanto no formato espontâneo, quanto estimulada. A pesquisa foi encomendada pelo portal Roma News, de propriedade de Rômulo Maiorana. O levantamento foi feito com 800 entrevistados individuais e domiciliares com margem de erro de 4%, realizada através de questionário de perguntas abertas, fechadas e mistas no período de coleta de 8 a 11 de julho. A pesquisa eleitoral teve Registro no TRE/ PA Nº 06717/2020.

Espontânea

O deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol) aparece com o maior percentual entre os pré-candidatos com 7,7% das intenções de votos. Como segundo colocado aparece o ex-governador Simão Jatene (PSDB) com 4,1% das intenções de votos. Em terceiro aparece o deputado federal Eder Mauro (PSD) com 3,3% das intenções de votos. Em seguida, aparece a secretária estadual de Cultura Úrsula Vidal (Podemos) 2,7%. Como todos sabem, a citada desistiu de disputar uma vaga ao Palácio Antônio Lemos.

Na sequência, os citados foram: deputado federal Cássio Andrade (PSB) 2,6%; Thiago Araújo (Cidadania) 1,8%; Arnaldo Jordy (Cidadania) 1,7%; deputado federal José Priante (MDB) 0,9%; presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freitas (PSDB) 0,6%. No último lugar na pesquisa aparecem empatados o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis (MDB) 0,3%; o delegado federal Eguchi (Patriota) 0,3%;e o deputado federal Vavá Martins (Republicanos) 0,3%. Brancos e Nulos somaram 17.9%. O maior percentual foi de pessoas que Não Souberam Responder, 55,9%.

Estimulada

Quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados, o ex-prefeito de Belém, amplia ainda mais a diferença para os adversários, atingindo 29,7% das intenções de votos. O ex-governador Simão Jatene (PSDB) novamente aparece em segundo; Eder Mauro (PSD) com 6,9% vem em terceiro lugar. Depois vêm: Úrsula Vidal (Podemos) com 6,9%;  Cássio Andrade (PSB) 6,3%; Thiago Araújo (Cidadania) 5,8%; Arnaldo Jordy (Cidadania) 3,2%; Mauro Freitas (PSDB) 0,9%; Orlando Reis (MDB) 0,6%; Delegado Eguchi (Patriota) 0,6%. Brancos e Nulos aparecem com 12,3% e 17% Não Souberam Responder.

Rejeição

Na questão em que o eleitor não vota no candidato, a Doxa perguntou: Se estivessem disputando os seguintes candidatos, em quem você não votaria? O nome mais rejeitado foi o deputado federal Eder Mauro (PSD) com 13,7%. Em segundo lugar aparece Simão Jatene (PSDB) com 12,1% e Edmilson Rodrigues (Psol) é o terceiro mais rejeitado com 7,4%. Em seguida vêm: José Priante (MDB) 4,7%; Delegado Eguchi (Patriota) 2,7%; Cássio Andrade (PSB) 2,5%; Arnaldo Jordy (Cidadania) 2,5%; Úrsula Vidal (Podemos) 2,2%; Thiago Araújo (Cidadania) 1,8%; Mauro Freitas (PSDB) 1,6%; Wady Kayath (PTB) 1,4%; Orlando Reis (MDB) 1,1%; Brancos e Nulos somaram 16,3% e Não Souberam Responder 29,9%.

Deixe uma resposta