Lula lidera 1º turno e empata com Flávio e Tarcísio no 2º turno, diz pesquisa

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (29) aponta o presidente Lula (PT) na liderança da corrida presidencial de 2026 nos principais cenários de primeiro turno, além de empates técnicos nas simulações de segundo turno.

No cenário estimulado com o senador Flávio Bolsonaro (PL), Lula aparece com 39,8% das intenções de voto, contra 33,1% do parlamentar. A diferença está fora da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Em seguida, aparecem o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com 6,5%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 3,7%; e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 2,8%. Renan Santos (Missão) soma 1,5%, e Aldo Rebelo (DC), 1,1%.

Nesse cenário, 6,8% dos entrevistados afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato, enquanto 4,7% disseram não saber ou preferiram não responder.

Cenário com Tarcísio

A pesquisa também testou um segundo cenário de primeiro turno, no qual Flávio Bolsonaro é substituído pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Ratinho Junior é retirado da disputa. Nessa simulação, Lula amplia ligeiramente sua vantagem e aparece com 40,7% das intenções de voto.

Tarcísio registra 27,5%, uma distância maior do que a observada no confronto com Flávio Bolsonaro. Na sequência aparecem Ronaldo Caiado, com 6,6%, e Romeu Zema, com 4,4%. Renan Santos alcança 2%, e Aldo Rebelo, 1,4%. O percentual de eleitores que dizem votar em branco, nulo ou em nenhum candidato sobe para 10,8%, enquanto os indecisos chegam a 6,6%.

Segundo turno apertado

Apesar da liderança de Lula no primeiro turno, a pesquisa indica disputas equilibradas no segundo turno. No confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente tem 44,8% das intenções de voto, contra 42,2% do senador, caracterizando empate técnico dentro da margem de erro.

Em uma eventual disputa entre Lula e Tarcísio de Freitas, o petista aparece com 43,9%, enquanto o governador paulista soma 42,5%. Outro empate técnico. Já no cenário entre Lula e Ratinho Junior, o presidente marca 44,7%, contra 38,9% do governador do Paraná, ainda com elevado percentual de eleitores que não escolheram nenhum dos dois.

Avaliação sobre reeleição

O levantamento também perguntou aos eleitores se Lula merece ser reeleito. Para 51% dos entrevistados, o presidente não merece um novo mandato. Outros 45,3% afirmaram que Lula merece ser reeleito, enquanto 3,8% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios, distribuídos pelos 26 estados e o Distrito Federal, entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2026. O nível de confiança é de 95%, e o levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.

Por Congresso Em Foco

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Região do Araguaia receberá o Forma Alepa

A Assembleia Legislativa Estado do Pará (Alepa), por meio da Escola do Legislativo e com o apoio do presidente da Alepa, deputado Chicão, realizará o

Próxima Legislatura da CMP contará com 17 vereadores

Nesta terça-feira (25), em sessão extraordinária, foi aprovado em segunda e última votação o aumento do número de vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas de

Pais que NÃO educam

Onde estão os filhos que obedeciam aos pais, que respeitavam aos mais velhos? Que cumpriam suas obrigações, que alcançavam notas para passar de ano sem

Governo do Pará e Prefeitura de Marabá realizam cadastro de desabrigados

De acordo com o Boletim da Defesa Civil Municipal de Marabá, divulgado nesta sexta-feira (14), o rio Tocantins atingiu a marca 12 metros e 56

Inflação anual da Argentina em fevereiro cai ao menor nível em quase três anos

O índice de preços ao consumidor da Argentina encerrou o mês de fevereiro em alta de 2,4%, publicou o Indec (o IBGE argentino) nesta sexta-feira

Vereador Rafael Ribeiro é destaque em O Liberal

O vereador de Parauapebas, Rafael Ribeiro (MDB), eleito presidente do Poder Legislativo para o próximo biênio (2023-2024), foi destaque no jornal O Liberal do último