De 04 a 06 de maio de 2023, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – Campus Marabá ocorrerá o I Seminário Profei Unifesspa. Com a temática: Formação de professores para a educação inclusiva: vivências e experiências, o objetivo do evento é proporcionar espaços para debates e diálogos sobre temáticas da área de educação especial com divulgação de conhecimentos científicos e de experiências com a inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil, por profissionais e pesquisadores da pós-graduação, graduação e educação básica. O seminário busca contribuir com a formação de professores e com políticas públicas oportunizando subsídios teóricos e práticos para a escolarização de alunos com deficiência no contexto educacional da Amazônia Oriental.
O I Seminário Profei Unifesspa é um evento regional, organizado pelo Profei Unifesspa, envolvendo na realização mestrandos e mestrandas (Turmas 1 e 2) e o corpo docente do programa, com a perspectiva de disseminar suas produções, vivências e experiências em contexto acadêmico e profissional. Este evento científico, compromete-se em incentivar um intercâmbio entre pesquisadores, profissionais e alunos da graduação das universidades e demais instituições interessadas. Busca-se uma participação dos programas de pós-graduação de instituições públicas de Educação Superior, que desenvolvem pesquisas na área da Educação Especial, com interesse em fomentar e aprofundar as pautas relativas à temática da Educação Especial.
“A realização do 1º seminário Profei-Unifesspa é importante pois visa contribuir com construção de conhecimentos com a temática formação de professores para a sensibilização sobre inclusão escolar através das práticas e vivências explanadas pelos alunos da turma 1º e 2º do mestrado profissional em educação especial e inclusiva”, frizou a mestranda Tatiana Pacheco, professora efetiva da rede municipal de Parauapebas, e componente da comissão organizadora do evento.
“Discutir formação de professores para a educação inclusiva, considerando vivências e experiências revela a necessidade de entender como tem se dado os processos formativos de professoras e professores no que escreve-te a consolidação de sistemas educacionais inclusivos. Ao proporcionar debates e diálogos sobre questões relativas à educação especial , o Seminário busca também contribuir com a implementação de políticas públicas que viabilizem a devida atenção à escolarização de alunos com deficiência no contexto educacional. Os conhecimentos científicos e experiências de inclusão escolar de alunos com deficiência no Brasil compartilhadas neste evento científico tem intenção de proporcionar trocas entre docentes, pesquisadores e alunos da graduação das universidades e demais instituições que desenvolvem pesquisas na área da Educação Especial, o que, sem dúvida, proporcionará novas perspectivas de aprimoramento para a educação”, acrescentou a professora e palestrante Mestre Scheilla Abbud.