Mark Carney vence disputa partidária e se tornará próximo premiê do Canadá

Mark Carney foi eleito líder do Partido Liberal do Canadá em uma disputa que se arrastou por meses para substituir Justin Trudeau. Agora, ele deverá liderar o partido nas próximas eleições federais — que devem ser realizadas antes de outubro, mas podem ser convocadas muito antes — onde provavelmente enfrentará forte concorrência do Partido Conservador, que atualmente lidera nas pesquisas.

Enquanto Carney assumirá imediatamente como líder do Partido Liberal, Trudeau permanecerá como primeiro-ministro do Canadá por um período de transição ainda não revelado enquanto seu sucessor se estabelece.

Um dos maiores problemas que Carney já vai precisar enfrentar será o azedamento das relações do país com os Estados Unidos. O presidente dos EUA, Donald Trump, culpou repetidamente o Canadá pela imigração ilegal para os EUA, ameaçou transformar o Canadá em um 51º estado e impor tarifas altas sobre as importações canadenses, o que a Casa Branca diz ser necessário para conter o fluxo de fentanil através de suas fronteiras.

Os efeitos cascata das relações tensas se espalharam pela sociedade canadense, com fãs em jogos de hóquei e de basquete no Canadá até vaiando o hino nacional dos EUA.

Carney agora enfrentará o líder conservador Pierre Poilievre, que já foi comparado a Trump, mas agora busca se distanciar do líder dos EUA, reiterando em uma coletiva de imprensa no início desta semana que ele “não é MAGA”.

Em um comício neste domingo (9) antes da votação liberal, Poilievre fez comentários mordazes sobre Carney, um ex-governador do Banco da Inglaterra e do Banco do Canadá, retratando-o como um líder mal equipado para lidar com Trump.

“Trabalhando para Trudeau, Carney tornou o Canadá mais fraco e pobre; trabalhando para si mesmo, Carney tornou os Estados Unidos mais ricos e fortes”, disse Poilievre.

Nas últimas semanas, a liderança desfrutada pelos conservadores diminuiu à medida que Trudeau, Carney e outras figuras do Partido Liberal assumiram posições fortes na disputa comercial com os EUA.

Trudeau lidera o partido há mais de uma década. Ele levou os liberais ao poder em 2015, prometendo “caminhos ensolarados” para o Canadá e foi eleito mais duas vezes, mais recentemente em 2021, quando permaneceu no poder, mas perdeu sua maioria governante.

A saída iminente de Trudeau segue uma série de crises políticas, crescente descontentamento econômico e a renúncia surpresa de sua vice-primeira-ministra e ministra das finanças Chrystia Freeland — que também estava na corrida para sucedê-lo.

Planos para enfrentar Trump

Carney começou sua carreira em finanças e em 2019 foi nomeado Enviado Especial da ONU para Ação Climática e Finanças. Com base em sua experiência, Carney fez da energia limpa, das políticas climáticas e da prosperidade econômica para o Canadá algumas das facetas centrais de sua campanha.

Criado em Edmonton, Alberta, ao lançar sua campanha, Carney destacou seu papel em ajudar o governo a lidar com sua dívida durante a crise financeira de 2008 — e seu papel em conduzir a economia britânica durante o Brexit.

Carney se concentrou em trazer prosperidade econômica ao Canadá com a ajuda de seus recursos naturais, como minerais essenciais, e tornar o Canadá um líder em energia limpa, enfatizando que ser de baixo carbono ajudará o Canadá a ser mais competitivo. Ele propôs transferir o fardo financeiro do imposto sobre o carbono dos consumidores para as grandes corporações e disse que, sob sua liderança, o imposto que os consumidores canadenses e as pequenas empresas pagam sobre o combustível seria substituído por incentivos para reduzir as emissões de carbono.

Carney não se esquivou de perguntas sobre como lidar com o governo Trump. Desde que as tarifas dos EUA foram anunciadas no mês passado, Carney tem sido um defensor declarado de tarifas retaliatórias dólar por dólar que atingiriam os EUA duramente, mas teriam impacto mínimo no Canadá.

Com informações de CNN Brasil

Imagem: reprodução

#veja mais

Senado dá novo salto de produtividade no 1º semestre de 2023

O primeiro semestre de 2023 terminou com um salto na produtividade legislativa do Senado. A Casa registrou um recorde de reuniões simultâneas das comissões no

Eleições 2024: em comício Josemira e Dinilson recebem apoio da Vila Planalto

Mais de seis mil pessoas acompanharam o comício de Josemira Gadelha (MDB) realizado no último sábado (21), na Vila Planalto. O evento marca uma série

Bolsonaro propôs indulto a Hacker para assumir grampo de Moraes e invadir urnas

Questionado pela relatora da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o hacker Walter Delgatti Neto afirmou que

Canaã: Prefeita Josemira agradece o Governador Helder Barbalho pela inauguração de obras importantes

Neste final de semana, a Prefeitura de Canaã dos Carajás em parceria com o Governo do Estado do Pará, inaugura o Complexo da Polícia Civil

Canaã: em sessão realizada excepcionalmente ontem (06), vereadores aprovaram indicações

Em virtude do feriado de carnaval, a Câmara Municipal de Canaã dos Carajás realizou, excepcionalmente nesta quinta-feira (06/03), sua 5ª sessão ordinária de 2025. Os

Barcarena: o mais perverso exemplo do modelo de desenvolvimento instaurado na Amazônia

Em outubro de 2015, o navio Haidar, de bandeira libanesa, foi a pique com mais de 4900 cabeças de gado a bordo, no Porto de