De acordo com estatísticas divulgadas esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 15,7 milhões de brasileiros são filiados a algum partido político. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) se mantém como o maior partido em número de filiados no Brasil, com mais de dois milhões de associados, o que corresponde a quase 13% do total. Essa maioria também se repete no Pará: dentre os mais de 586 mil filiados, 70 mil estão no MDB.
O atual presidente do diretório estadual da sigla, Jader Filho, também ocupando o cargo de ministro das Cidades do governo federal, comemora a representatividade, ao tempo em que reconhece que trata-se do resultado de um grande trabalho coletivo. Vale lembrar que nas últimas eleições municipais, realizadas em 2020, o MDB-PA elegeu 61 dos 144 prefeitos, o melhor resultado de todos os partidos. Em 2022, elegeu, proporcionalmente, a maior bancada do partido na Câmara Federal – nove dos 17 – e para a Assembleia Legislativa (Alepa), 13 do total de 41.
“O partido pretende crescer não só em número de deputados, prefeituras, de vice-prefeitos, vereadores, mas também de novos filiados. Esse é o trabalho que a gente tem feito de maneira a crescer cada vez mais. Já tivemos um bom resultado na eleição de 2020 e excelentes resultados em 2022. Pretendemos ampliar ainda mais em 2024. Estamos trabalhando muito para isso, muito duro, para que a gente possa fazer o partido MDB crescer ainda mais no estado do Pará e, obviamente, contribuindo com o crescimento dele em nível nacional”, afirma Jader Filho.
Ele adianta que existe um movimento de fortalecimento em determinados grupos dentro da sigla. “Nos seus diversos públicos, temos trabalhado muito. O MDB Mulher, por meio de nossas deputadas tem feito um trabalho firme para poder ampliar o número de mulheres filiadas e eleitas, é importante para nós aumentar esse quantitativo. O MDB Diversidade tem crescido também e a nossa intenção é expandir nos diversos públicos para fazer o nosso partido cada vez mais plural”, reforça o presidente do diretório estadual.
O PT tem o segundo maior número de filiados do Brasil e também do estado, são respectivamente 1,6 milhão e 60 mil. Em terceiro lugar, também nos dois cenários, vem o PSDB, com 1,3 milhão e 39,5 mil. “Na ultima eleição municipal, o PSDB elegeu 12 prefeitos e 160 vereadores. Nós vínhamos de uma derrota desastrosa em 2018, que quase aniquilou o partido, estávamos fora do governo e, mesmo assim, conseguimos manter o PSDB em posição de destaque. Em 2024, estamos trabalhando para eleger vereadores em todos os municípios e disputar a prefeitura em todos aqueles onde temos candidatos competitivos”, antecipa o atual presidente do PSDB-PA, Nilson Pinto, que também está presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
O político entende que o PSDB está passando por um processo de reestruturação nacional, sob a liderança do presidente nacional da sigla e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, consolidando a postura de equilíbrio que sempre caracterizou o partido.
“E sem se deixar seduzir pela polarização política que em nada interessa ao país. Nós defendemos o crescimento econômico com sustentabilidade, a ênfase na superação de nossos problemas sociais com soluções estruturantes e o respeito à diversidade. Aqui no Pará vamos manter e intensificar a parceria com o governador Helder Barbalho (MDB), que tem sido amplamente aprovada pela população. Pretendemos crescer na próxima eleição oferecendo ao eleitorado paraense nossa reconhecida competência na gestão pública, o equilíbrio na condução política dos interesses da sociedade e muito trabalho”, finaliza Nilson.
Números
De acordo com as estatísticas de filiação partidária mensal, disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho de 2023, o MDB contava com 2.046.711 filiados, o que corresponde a 12,95% do total de 15.798.227 filiados a partidos no país.
No Pará, são 586.475 filiados a alguma sigla:
– No MDB são 70.252 (11,98%);
– São 59.480 no PT (10,14%);
– São 39.542 no PSDB (6,74%).
Com informações de Carol Menezes – Diário do Pará.
Imagem: reprodução Internet.