MDB é o partido com maior número de filiados no Brasil

De acordo com estatísticas divulgadas esta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 15,7 milhões de brasileiros são filiados a algum partido político. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) se mantém como o maior partido em número de filiados no Brasil, com mais de dois milhões de associados, o que corresponde a quase 13% do total. Essa maioria também se repete no Pará: dentre os mais de 586 mil filiados, 70 mil estão no MDB.

O atual presidente do diretório estadual da sigla, Jader Filho, também ocupando o cargo de ministro das Cidades do governo federal, comemora a representatividade, ao tempo em que reconhece que trata-se do resultado de um grande trabalho coletivo. Vale lembrar que nas últimas eleições municipais, realizadas em 2020, o MDB-PA elegeu 61 dos 144 prefeitos, o melhor resultado de todos os partidos. Em 2022, elegeu, proporcionalmente, a maior bancada do partido na Câmara Federal – nove dos 17 – e para a Assembleia Legislativa (Alepa), 13 do total de 41.

“O partido pretende crescer não só em número de deputados, prefeituras, de vice-prefeitos, vereadores, mas também de novos filiados. Esse é o trabalho que a gente tem feito de maneira a crescer cada vez mais. Já tivemos um bom resultado na eleição de 2020 e excelentes resultados em 2022. Pretendemos ampliar ainda mais em 2024. Estamos trabalhando muito para isso, muito duro, para que a gente possa fazer o partido MDB crescer ainda mais no estado do Pará e, obviamente, contribuindo com o crescimento dele em nível nacional”, afirma Jader Filho.

Ele adianta que existe um movimento de fortalecimento em determinados grupos dentro da sigla. “Nos seus diversos públicos, temos trabalhado muito. O MDB Mulher, por meio de nossas deputadas tem feito um trabalho firme para poder ampliar o número de mulheres filiadas e eleitas, é importante para nós aumentar esse quantitativo. O MDB Diversidade tem crescido também e a nossa intenção é expandir nos diversos públicos para fazer o nosso partido cada vez mais plural”, reforça o presidente do diretório estadual.

O PT tem o segundo maior número de filiados do Brasil e também do estado, são respectivamente 1,6 milhão e 60 mil. Em terceiro lugar, também nos dois cenários, vem o PSDB, com 1,3 milhão e 39,5 mil. “Na ultima eleição municipal, o PSDB elegeu 12 prefeitos e 160 vereadores. Nós vínhamos de uma derrota desastrosa em 2018, que quase aniquilou o partido, estávamos fora do governo e, mesmo assim, conseguimos manter o PSDB em posição de destaque. Em 2024, estamos trabalhando para eleger vereadores em todos os municípios e disputar a prefeitura em todos aqueles onde temos candidatos competitivos”, antecipa o atual presidente do PSDB-PA, Nilson Pinto, que também está presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

O político entende que o PSDB está passando por um processo de reestruturação nacional, sob a liderança do presidente nacional da sigla e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, consolidando a postura de equilíbrio que sempre caracterizou o partido.

“E sem se deixar seduzir pela polarização política que em nada interessa ao país. Nós defendemos o crescimento econômico com sustentabilidade, a ênfase na superação de nossos problemas sociais com soluções estruturantes e o respeito à diversidade. Aqui no Pará vamos manter e intensificar a parceria com o governador Helder Barbalho (MDB), que tem sido amplamente aprovada pela população. Pretendemos crescer na próxima eleição oferecendo ao eleitorado paraense nossa reconhecida competência na gestão pública, o equilíbrio na condução política dos interesses da sociedade e muito trabalho”, finaliza Nilson.

Números

De acordo com as estatísticas de filiação partidária mensal, disponíveis no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em junho de 2023, o MDB contava com 2.046.711 filiados, o que corresponde a 12,95% do total de 15.798.227 filiados a partidos no país.

No Pará, são 586.475 filiados a alguma sigla:

– No MDB são 70.252 (11,98%);

– São 59.480 no PT (10,14%);

– São 39.542 no PSDB (6,74%).

Com informações de Carol Menezes – Diário do Pará. 

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Eleições 2022: Doxa apresenta os possíveis deputados estaduais eleitos no Pará

Dando continuidade aos estudos dos cargos proporcionais, Doxa publica pesquisa para deputado estadual, baseado em duas pesquisas estaduais realizadas nos meses de agosto e setembro.

Eleições 2022: composição da Câmara dos Deputados com o fim da janela partidária

Com o fim da janela partidária, na última sexta-feira (01), o PL se tornou a maior bancada da Câmara dos Deputados, com 73 parlamentares, até

Novo PAC vai investir R$ 75,2 bilhões no Pará

Forte parceria entre governo federal, governo do Pará, municípios, setor privado e movimentos sociais é marca do programa para acelerar o crescimento e gerar emprego

Por unanimidade, Alepa aprova Programa TerPaz como política pública

O Programa Territórios pela Paz (TerPaz), criado pelo Governo do Pará em 2019, agora é política pública institucionalizada. A mudança foi aprovada por unanimidade pelos

CMP: Rafael Ribeiro solicita criação de programa para custear reforma em residências de famílias carentes

Dignidade para morar e cuidar de suas famílias. Foi pensando nisso que o Presidente da Câmara, Vereador Rafael Ribeiro, enviou ao Poder Executivo, a indicação

Vale e outras mineradoras dão calote bilionário e afetam municípios de Minas Gerais e Pará

A maior mineradora do país, que acumula recordes de lucratividade na Bolsa de Valores brasileira, é também a que mais se beneficia do sucateamento da