Mendonça chegou à Lua

No dia 20 de julho de 1969, Armstrong tornou-se o primeiro humano a pisar na superfície lunar. Se eternizou não só pelo grande feito, mas pela frase que disse: “É um pequeno passo para o homem, um passo gigante para a humanidade”. Ontem, 01, a famosa frase foi adaptada e dita pelo agora ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça: “Um passo para o homem, um salto para os evangélicos”. 

O mais novo membro da Suprema Corte conseguiu a vaga após oito horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em que passou por 18 votos a 9, sendo em seguida, por regimento interno, levada ao plenário do Senado Federal, onde foi validada por 47 votos a 32. Mínimo exigido era 41 votos. A aprovação mais apertada da história.

Em julho do ano corrente, o Blog do Branco tratou da questão da indicação do então titular da Advocacia-Geral da União (AGU) para o STF. O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a Suprema Corte teria que ter e partiria dele a indicação de um ministro “terrivelmente evangélico”, o que Mendonça já demonstrou se enquadrar no até então pré-requisito.

Mendonça é um Bolsonarista fervoroso. Serve de forma incondicional a Jair Bolsonaro, a quem deixa claro suprir grande admiração. Desde do início do governo advogou muitas vezes não a favor da União, mas do presidente. Ao ser alçado a ministro da Justiça e Segurança Pública, mostrou de forma mais incisiva a sua postura em defesa de Bolsonaro. Sempre que o mandatário nacional era atacado, se utilizou da LSN (Lei de Segurança Nacional). O uso da lei aumentou 285% durante o governo de Jair Bolsonaro e é contestado em ao menos quatro ações no STF.

Bolsonaro diz que agora terá “20%” da Suprema Corte. O presidente faz referência as suas agora duas indicações: Nunes Marques e André Mendonça. O próximo mandatário nacional terá direito a mais duas vagas por conta aposentadoria compulsória dos ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.

Os próximos a deixar o STF:

Ricardo Lewandowski: maio de 2023 (indicado por Lula em 2006);

Rosa Weber: outubro de 2023 (indicada por Dilma em 2011);

Luiz Fux: abril de 2028 (indicado por Dilma em 2011);

Cármen Lúcia: abril de 2029 (indicada por Lula em 2006);

Gilmar Mendes: dezembro de 2030 (indicado por FHC em 2002);

Edson Fachin: fevereiro de 2033 (indicado por Dilma em 2015);

Luís Roberto Barroso: março de 2033 (indicado por Dilma em 2013);

Dias Toffoli: novembro de 2042 (indicado por Lula em 2009);

Alexandre de Moraes: dezembro de 2043 (indicado por Temer em 2017);

Nunes Marques: novembro de 2047 (indicado por Jair Bolsonaro em 2020);

– André Mendonça: dezembro de 2047 (indicado por Jair Bolsonaro em 2021).

Enfim, como quis o presidente Jair Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal agora tem em suas fileiras um ministro “terrivelmente evangélico”. A ver.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Datafolha: Governo Lula é reprovado por 40%; aprovação é de 29%

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mantém um índice de reprovação estável, de acordo com uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado.

Andréia Siqueira (MDB) foi quem mais usou a Cota Parlamentar entre os parlamentares da bancada federal paraense

A primeira-dama de Tucuruí e deputada federal, Andréia Siqueira, caminha para finalizar o seu primeiro mandato de forma inexpressivo, em Brasília. Muito conhecida no município

Conselheiros Fernando Ribeiro, Luís Cunha e Odilon Teixeira tomam posse como novos dirigentes do TCE-PA

O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) empossou seus novos dirigentes para o biênio 2025-2027, em sessão solene realizada na sexta-feira, 31, no

Rapidinhas do Branco – LXVIII

Matéria com assinatura I De forma irresponsável, o veículo de comunicação “Estado do Pará”, afirmou (sem ter ouvido com certeza o outro lado) que o

BC mantém juros em 15% e segura Selic no maior patamar desde 2006

O Copom (Comitê de Política Monetária) voltou a manter a taxa Selic – que mede os juros básicos do país – em 15% ao ano

Rapidinhas do Branco – LXXIV

Enfim, o anúncio O que todo mundo sabia, foi oficializado na última sexta-feira, 13, quando em um evento com lideranças, pré-candidatos a vereador, secretários municipais