Menos celular, mais livros!

De acordo com a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope por encomenda do Instituto Pró-Livro, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. A média de leitura é de 4,96 livros por ano, sendo que uma parte desse número é lida por exigência ou indicação acadêmica e muitas vezes as obras não são finalizadas pelo leitor.

O contato com a leitura deve ser incentivado mesmo antes do processo de alfabetização. Ainda assim, em um mundo cada vez mais digital nem sempre é fácil um livro físico competir com games, tablets e o universo interativo dos celulares, cada vez mais acessíveis às crianças.

Por isso, muitos sites de editoras e os próprios e-books disponibilizam atividades lúdicas sobre obras infantis, além de canais específicos no YouTube, que podem ser um caminho para despertar o gosto pela leitura. Os leitores de livros digitais, como o Kindle, por exemplo, também pode ser uma boa para as gerações mais tecnológicas.

Em qualquer idade, ler aprimora habilidades de comunicação, enriquece o repertório intelectual e linguístico, estimula o senso crítico e a criatividade.

Fonte: Estadão – Educação.

#veja mais

Parauapebas: o devir e a política. Carta aberta e coletiva de desfiliação do PSOL

Iniciamos esta carta agradecendo ao PSOL e sua militância, em especial aos companheiros da Primavera Socialista e da APS. É um orgulho para todos nós

Democracia agonizante

Quem poderia imaginar que a até então maior democracia do mundo, a que mantém os pilares constitucionais intactos desde a promulgação da Constituição, em 1787,

Mais uma metamorfose; PSDB poderá mudar de nome

A exemplo do DEM, que em 2007 mudou de nome, abandonando a sigla PFL (Partido da Frente Liberal) e tornando-se apenas “Democratas”, sendo a primeira

Exclusivo: gastos dos senadores paraenses em abril de 2024

Em mais um levantamento exclusivo feito pelo Blog do Branco em relação às finanças públicas, tendo como base os números disponibilizados pelo Senado Federal, descobriu-se

Eleições 2024: TSE libera consulta online do local de votação

Para eleger prefeitos e vereadores, os eleitores devem ficar atentos a prazos determinados pela justiça eleitoral. A pouco mais de um mês do primeiro turno

CMP devolveu ao Executivo, menos de 1% do orçamento de 2016

Em uma noite de terça-feira, oito de dezembro de 2015, após a sessão ordinária da semana, iniciou outra em caráter solene, para um evento especifico.