O favorito

COMPARTILHE:

Não chega a ser novidade que o governador Helder Barbalho (MDB), candidato à reeleição no próximo pleito, é o franco favorito para continuar no comando do Executivo paraense. A questão era saber o cenário, em que nível de intenção de voto o atual mandatário estadual configura.

Na semana passada, uma pesquisa encomendada pelo jornal O Liberal, realizada pelo Instituto Doxa, teria sido “vazada” e tornada pública pelo site “Bacana News”, de propriedade do jornalista Marcelo Marques. Vamos aos números: a Doxa quis saber qual era a intenção de voto do eleitorado ao governo do Pará. Helder Barbalho lidera com 26%; Delegado Eguchi aparece com 2,5% das intenções e o ex-governador Simão Jatene reúne apenas 1,2%. Os votos em branco e nulos somaram 16,9%. Por conta do distanciamento do inicio do período da disputa eleitoral, 51,8% dos entrevistados não souberam opinar ou não quiseram responder.

No formato estimulado, quando se apresenta os nomes ao entrevistado, Helder Barbalho chega a 47,4%. O segundo colocado é novamente o Delegado Eguchi com 8,4%; Simão Jatene atinge 5,5%; Márcio Miranda aparece com 2,7%; Zequinha Marinho empata com Fernando Carneiro, ambos com 1,5%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder somou 20,4%.

A Doxa criou outros cenários, desta vez, com a presença de apenas dois nomes para concorrer contra o governador Helder Barbalho. Na lista apresentada estavam os nomes de Simão Jatene e de Zequinha Marinho. O agora ex-tucano somou 8,7% e o senador apenas 2,1%. Já o atual mandatário estadual aparece com 49,9%. Os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder somou 23,3%.

A Doxa mediu também o índice de rejeição dos nomes que se apresentam como pré-candidatos ao governo do Pará. Em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum: Simão Jatene lidera com 23%: Delegado Eguchi soma 14,9% e o governador Helder Barbalho soma 12,5%. Em quarto aparece Zequinha Marinho com 5,1%. O público que Não Rejeita Nenhum atingiu 20,3% e os que Não Sabem ou Não Quiseram Responder somou 19,4%.

Como não houve registro do levantamento junto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), então é mais uma pesquisa de consumo interno, aquela encomendada por partidos ou governo, com a finalidade de aferir o cenário político atual, para que se possa traçar estratégias.

De todo modo, o levantamento do Instituto Doxa, encomendado pelo Jornal O Liberal, confirmou o que já se sabe em todos os quatro cantos do Pará: o favoritismo de Helder Barbalho. Caso não ocorra nenhum fato “fora da curva”, o herdeiro político de Jader Barbalho será reeleito governador do Pará.

Sobre a pesquisa

  • Coleta de dados: Ananindeua, Belém e Marituba;
  • Quem foi ouvido: 602 eleitores dos municípios pesquisados;
  • Quando a pesquisa foi feita: entre os dias 19 e 22 de outubro de 2021;
  • A pesquisa Doxa foi encomendada pela TV Liberal;
  • Margem de erro: 3,5%.

O blog no X