O Fórum de Mineração de Parauapebas, que ocorreu dia 19 de março foi anunciado pela Prefeitura como um dos mais importantes espaços de diálogo e construção de políticas públicas para o seguimento, já realizado. Devo prefaciar este artigo louvando a atitude da prefeitura, na pessoa do Sr. Prefeito Aurélio Ramos e seu secretário da pasta, Sr. Wallas Marques.
Ocorre que pretender discutir mineração e seus impactos sem a presença do maior player da área, é perder tempo. A Vale é a empresa brasileira de maior peso no Ibovespa e uma das maiores do setor de mineração. Também oferece serviços de siderurgia, logística e energia e destaca-se como uma das gigantes na produção de minério de ferro de alta pureza, embora também opere em outros segmentos como manganês, ferro liga, carvão térmico e metalúrgico, cobre, cobalto, e subprodutos de metais do grupo platina, ouro e prata. Fundada como uma estatal no ano de 1942
e atualmente uma empresa privada, a Vale é uma das principais mineradoras do mundo (a 4ª), possui um dos maiores valores de mercado entre as companhias brasileiras e está presente em mais de 30 países.
Nossa região é conhecida pela abundância e pureza de seu minério e é um dos principais pontos de operação da empresa, mas mesmo com tudo isso, ela não achou que fosse necessário participar de um evento tão importante quanto esse Fórum.
Isso levanta certos questionamentos; como a alegada boa relação do atual prefeito com a empresa, que chegou a nomear um dos seus diretores para Secretário. Ou a falta de entrada do Secretário da pasta, Sr. Wallas, para dialogar com a maior empresa do ramo que sua secretaria tem responsabilidade. Ou a desorganização da equipe de coordenação do evento que não se atentou em encaixar a Vale (por natureza, protagonista natural nesse tipo de evento), em um cronograma que fosse adequado a ambas as partes.
Enfim, um evento que ficou para a boa vontade quem foi (não os que foram obrigados a ir, por força de decreto). Mas carecendo de representatividade para que seja realmente levado a sério.
Resumindo: uma perda de tempo e recursos públicos. Pelo menos até que se responda à questão: Por que a Vale (companhia de mineração que opera em nosso município) não foi ao Fórum de Mineração?
Imagem: Ascom PMP