O 1º esboço do governo Darci Lermen

2
19

Recebi hoje via rede social de mensagem instantânea, o famoso WhatsApp, documento em que constam nomes, secretarias, órgãos e autarquias municipais. Percebe-se que é um primeiro esbouço, ou seja, reunião para iniciar a definição de nomes que irão compor o governo Darci a partir de janeiro de 2017. Sempre esse processo é composto por diversos caminhos e definições. Por exemplo, a lista foi construída com as indicações dos vereadores que hoje estão na base do novo governo? E os outros parlamentares que podem hoje estarem contra e poderão mudar de lado em troca de espaços na nova gestão? Ou como já adiantei, é um primeiro esbouço e outros poderão compor dependendo dos meandros das negociações políticas, tudo ainda pode mudar ou alterações poderão ocorrer em nome de cumprimento de acordos firmados.

Com a rubrica do prefeito eleito Darci Lermen, vamos aos nomes e cargos:

Chefe de Gabinete: Boneti

Seplan: Chamonzinho / Adjunto a definir

Seden: Antônio Neto / Adjunto a definir

PGM: Raimundo Neto

Semad: Luiz Vieira / Antonino

Sefaz: Keniston / Walter Ferreira

Sehab: Odilza / Adjunto a definir

Mulher: Ângela Massud

Semed: João Correia / Adjunto a definir

Controladoria: José Omar

Semob: Rodriguinho do Incra / Adjunto a definir

Semurb: Rivaldo Bomfim / Adjunto a definir

Semma: Orlando / Adjunto a definir

Saaep: Devanir Martins / Gércio

Semmas: Mariana Chamon / Adjunto a definir

Saúde: Dr. Francisco / Alex Ohana

Ouvidoria: Popó (Rede)

Sempror: Ricardo da Emater / Zé Alves

Ascom: Dermeval Moreno (Nome aparece no documento riscado em caneta) / Thaise Carvalho

Semsi: Laércio de Castro

Semel: Cássio Flausino

Secult: Patrícia Castilho

DAM: Charles Borges

CMJ: Rafael Ribeiro    

 A lista mesmo que provisória, demonstra alguns cenários futuros. Não causa espanto a família Chamon no 1º escalão do governo Darci. O ainda prefeito de Curionópolis tomará conta da poderosa Secretaria de Planejamento e ainda emplacou a esposa na Ação e Assistência Social do município, poderosa pasta, irrigada por volumosos recursos federais e de grande projeção política.

Na educação, o ex-secretário Raimundo Neto, mudou de área e irá atuar no campo jurídico, ofício que já vem exercendo há anos desde quando deixou o governo na época petista. Em seu lugar foi indicado o amigo e competente João Correia, de grande articulação política. Se concretizar tal cargo, lhe desejo sorte. A indicação de João para a Semed demonstra a força que a vereadora Eliene Soares terá na gestão Darci. 

De resto, algumas “figurinhas repetidas” retornarão ao Palácio do Morro dos Ventos em uma nova fase. Desejo sorte aos listados pelo bem de Parauapebas.

2 COMENTÁRIOS

  1. É de extrema relevância este esboço.Nesta tua análise sobre as vagas e os pré candidatos pra preencher.+ gostaria de fazer uma “provocação”!
    É uma incoerência inadmissível esta eleição d 2016.Eu presenciei indivíduos e famílias se venderem por R$50 Reais.Eu ñ mi sinto representado por estes políticos q foram eleitos.No blog d ALDERI escrevi minha indignação pois é urgente que se faça mudanças concretas pra tirar o atraso d consciência destes eleitores que votam em troca d dinheiro ou uma ajuda próspera.Será que vc eleitor votou contra a manipulação de votos ou votou pela permanência d “Balcão de negócios” q vem sendo praticado neste município.

    • Muito pertinente e necessário a sua “provocação”. O poder econômico passou como um rolo compressor. Portanto, chegam à Casa de Leis comprometidos aos interesses dos que lhe deram suporte.
      Triste o cenário tenebroso que nos espera. Sem saída, a tendência é só piorar, infelizmente.

Deixe uma resposta