O vácuo de Jair

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completou dois meses de estadia em solo americano desde quando deixou o Brasil ainda na condição de mandatário e rumou em direção a Orlando, na Flórida, que existe um vácuo de liderança da oposição. Não há uma voz que centralize e promova críticas ao novo governo. O que há, na prática, é um leque de agentes políticos que buscam atrair para si o protagonismo bolsonarista, com a finalidade herdar a considerável musculatura do ex-presidente.

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro assumiu recentemente o PL Mulher, que será o seu laboratório político para, quem sabe, voos maiores. Da mesma forma, o citado partido sabe que precisa manter a chama bolsonarista acesa, pois sem ela, a legenda perde musculatura e poderá se tornar uma a se resumir a compor o chamado centrão.

Um nome que vem tomando forma e poderá ser uma possibilidade ao bolsonarismo, é o do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro de Bolsonaro, considerado um quadro técnico e menos ideológico. Todavia, o mesmo vem sofrendo pressão de aliados do ex-presidente por seu comportamento pragmático, em que andou emitindo comentários elogiosos em relação ao presidente Lula (PT).

Voltando a Michele… Ela é vista como uma candidata em potencial. Em seu redor há uma grande base evangélica. Todavia, ainda é vista como um nome que se resume há determinado nicho. Precisaria, portanto, iniciar um trabalho de expansão para outros segmentos sociais. O PL montou uma estrutura com profissionais renomados para assessorar a ex-primeira-dama nessa empreitada.

De todo modo, como dito antes neste Blog, não há vácuo em política. Bolsonaro comete um grande erro político em continuar em solo americano, se resumindo a emitir comentários críticos ao novo governo. Ele precisa liderar presencialmente a oposição. Para muitos que estavam na base de apoio bolsonarista, Jair é passado. A ver.

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Parauapebas: Ensino Médio público precário

Não é de hoje que se acompanha a desestruturação do ensino médio em Parauapebas. O Blog do Branco já tratou do tema em alguns artigos,

Alepa aprova LDO 2026 com previsão de crescimento do PIB e equilíbrio fiscal

Os deputados da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (17/06), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício

Milei convoca sessões extraordinárias do Congresso argentino para acelerar reformas

Caminhando para a sua terceira semana no cargo mais importante do país, Javier Milei enfrenta grande pressão após definir as diretrizes iniciais de sua gestão.

Eleições 2024: Dr. Loredan lidera corrida eleitoral em Altamira

Em Altamira, DOXA realizou sua segunda pesquisa registrada sobre a corrida eleitoral no município. Nesta segunda fotografia do cenário eleitoral mostra a liderança de Dr.

Reforma da Previdência – Tragédia anunciada ou farsa ensaiada?

Há anos (e governos) que se fala da necessidade urgente de se fazer a reforma no modelo previdenciário brasileiro. A alegação é que o sistema

Copom mantém taxa Selic em 15%

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu por unanimidade manter a taxa básica de juros em 15% ao ano nesta quarta-feira