Pandemia derrubou PIB de cidades, porém Parauapebas está entre as cinco que mais ganharam participação nacional

COMPARTILHE:

Era esperado que um dos reflexos da pandemia do novo Coronavírus que atingiu o Brasil nos últimos dois anos, tivesse como resultado, com maior ênfase em 2020, a queda do Produto Interno Bruto das grandes e médias cidades brasileiras.

Foi exatamente o que apontou relatório divulgado hoje, 16, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tornou público que: os cinco municípios com as maiores quedas de participação no PIB do Brasil, entre 2019 e 2020, foram São Paulo (9,8%), com perda de 0,5 ponto percentual; Rio de Janeiro (4,4%), 0,4 ponto percentual; Brasília (3,5%), 0,2 ponto percentual; Curitiba (1,2%), 0,1 ponto percentual; e São José dos Pinhais (0,3%), com queda de 0,1 ponto percentual. Esses cinco municípios corresponderam a quase 20% do total do PIB do país, no ano.

Por outro lado, os cinco municípios com maiores ganhos foram Parauapebas (0,5%) e Canaã dos Carajás (0,3%), ambos no Pará, que aumentaram 0,2 ponto percentual, além de Manaus (1,2%), do Amazonas; Saquarema (0,2%), do Rio de Janeiro; e Itajaí (0,4%), de Santa Catarina, todos os três com aumento em cerca de 0,1 ponto percentual.

“Também podemos relacionar o resultado com as contas regionais, em que Pará foi a Unidade da Federação que mais ganhou participação, quando percebemos que Parauapebas e Canaã dos Carajás foram os municípios em primeiro e segundo lugar, puxados pelo avanço da atividade de extração de minério de ferro. Já Manaus, que também seguiu a tendência de queda na atividade de serviços observada em outras capitais, teve seu resultado amenizado pelas indústrias de transformação, com destaque para a fabricação de equipamentos de informática, concentrado no município”, esclarece de Sá.

O analista destaca ainda alguns dos principais impactos do primeiro ano da pandemia nos resultados dos municípios. “Os resultados de 2020 evidenciam que os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre as economias municipais variaram de acordo com a importância das suas atividades de serviços, sobretudo as presenciais. Isto porque estes serviços agregam as atividades com as maiores quedas de participação no país, entre 2019 e 2020, sendo as mais afetadas pelas medidas de isolamento social e queda da demanda durante o ano”, completa.

No caso de Parauapebas, a subida no PIB na comparação entre 2019 (sem pandemia) e 2020 (com pandemia), passou de 0,31 para 0,50. O que parece ser pouco, na verdade é um resultado muito satisfatório, tendo como base a realidade vivida pela economia brasileira em 2020.

No ranking nacional de municípios com maior participação no PIB nacional, a conhecida como “capital do minério” ocupou a 22º posição, no ano de 2020.

Imagem: reprodução Internet.

O blog no X