Pará fica de fora da redução da tarifa de energia. Estado recorre à Aneel

COMPARTILHE:

Consumidores de dez estados brasileiros terão redução na conta de luz diante do corte nas tarifas determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a distribuidoras de diferentes localidades do país. As reduções variam entre 0,50% e 5,26%. Serão beneficiados parte dos consumidores do Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A redução das tarifas foi tomada pela Aneel nesta terça-feira (13) como forma de devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores de energia no passado. Os percentuais de redução variam entre 0,50% e 5,26% e não beneficiam a totalidade de consumidores de cada estado, apenas aqueles atendidos pelas distribuidoras que foram alvo da decisão da agência reguladora.

A redução começou a ser aplicada a partir da última quarta-feira (13) e incide sobre as tarifas vigentes. Ou seja, a redução anunciada pela agência serve para atenuar o impacto dos reajustes anunciados no começo do ano para essas dez distribuidoras. Segundo dados segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O Pará foi até aqui o quarto maior gerador de energia do país, mesmo assim, ficou de fora da lista dos estados que tiveram redução em sua tarifa de energia elétrica, divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O fato fez com que o governador Helder Barbalho fosse às redes sociais mostrar toda a sua indignação pelo Pará ter sido preterido. O mandatário paraense afirmou que se necessário fosse, entraria na Justiça para que o Pará fosse incluído na lista.

Na última quinta-feira, 15, o Governo do Pará enviou à Aneel ofício solicitando que o o estado seja incluído na lista dos entes federados que terão reajuste, sob a justificativa de ser o quarto maior gerador de energia elétrica do Brasil, em 2020, portanto, por sua contribuição ao Brasil no tocante ao abastecimento, não faz sentido a exclusão da lista, além de ter em seu território as duas maiores usinas hidrelétricas genuinamente brasileiras.

Governo do Pará aguarda a decisão da Aneel.

Imagem: Portal da Cidade de Tucuruí. 

O blog no X