Parauapebas: cinco candidaturas a prefeito já estão registradas no TSE

0
506

Até o momento da publicação desta postagem, cinco candidatos a prefeito, de um total de nove candidaturas registradas em atas de convenção, constam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme consulta do Blog. Segue a lista com os nomes dos candidatos conforme registrado e que aparecerá na urna:

  • Darci Lermen – 15 – MDB – Coligação: “Parauapebas da Prosperidade”;
  • Doutor Rubens – 50 – PSOL;
  • Hipólito – 51 – PATRIOTAS;
  •  Julio Cesar – 28 – PRTB;
  • Valmir – 55 – PSD – Coligação: “Parauapebas de volta ao trabalho”.

Todos estão na situação “aguardando julgamento”. A ferramenta de consulta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.

Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

Segundo apurado pelo Blog no site do TSE: “Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra ‘cadastrado’ e, em seguida, ‘aguardando julgamento’. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise”.

Após o processo ser apreciado, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. Candidatos que aparecem como aptos, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto” e o complemento será “indeferido com recurso”.

Deixe uma resposta