Parauapebas: Coalizão partidária para 2022

COMPARTILHE:

Ontem, 08, ocorreu encontro entre os dirigentes partidários que apoiaram a reeleição do prefeito Darci Lermen (MDB), em 2020. No leque de partidos estão: MDB, PP, PDT, Republicanos, PV, PTB, PSB, Pros, PT, PSC, PL e PCdoB.

A proposta do evento foi reafirmar a unidade entre as legendas do processo eleitoral citado, estendo, portanto, a parceria para as eleições de 2022. Vale o registro que as referidas agremiações partidárias compõe o atual governo municipal, o que torna-os um grupo forte e amplo sob o ponto de vista político-eleitoral.

Informações levantadas pelo Blog do Branco sobre o teor do conteúdo do encontro apontam que o governo municipal quer eleger representantes do município na próxima eleição. Aliás, tal objetivo foi compartilhado entre todos os presentes. Entende-se que Parauapebas tem total condição por ser o quinto maior colégio eleitoral paraense, de fazer um deputado estadual parauapebense, quiçá dois representantes na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A coalização partidária tenta combater à invasão dos chamados “aventureiros”, candidatos que vem de outras regiões, em especial, Belém, buscar votos (com exito) em Parauapebas, fragmentando e enfraquecendo uma candidatura parauapebense vitoriosa.

Todavia, esmiuçando ainda mais o conteúdo do encontro, ficou claro – via informações repassadas ao Blog do Branco – que o interesse maior é fazer um deputado federal parauapebense que, inclusive, sob o ponto de vista político, é melhor para a região. A Parauapebas é mais interessante politicamente que se tenha um representante local na Câmara dos Deputados. Para isso, se faz necessário unidade na base partidária, o que, pelo visto, começou a ser reafirmada ontem.

Qual nome se apresentaria para deputado federal da cidade com apoio da poderosa máquina municipal? Segundo apurações do Blog do Branco, o atual vice-prefeito, João Trindade (PDT) já teria o seu nome sendo trabalhado internamente. Tal escolha faz sentido? Sob o ponto de vista político-eleitoral, sim.

João do Verdurão, como é mais conhecido, é uma figura pública muito respeitada em Parauapebas. Apesar da inexperiência política, reúne um carisma que o torna um bom nome, caso seja realmente o escolhido para ser o representante parauapebense em Brasília. Não existe almoço de graça nos ensina a filosofia popular. Não é de hoje que o Blog do Branco analisa a participação de Trindade no governo municipal no qual integra. Não é, de fato, um vice-prefeito decorativo como foram os seus antecessores. Fica claro que Darci Lermen faz questão de colocá-lo em todos os eventos, inclusive com grande protagonismo (Leia Aqui).

A base do governo terá mais dificuldade em construir uma unidade em torno de uma ou duas candidaturas ao parlamento estadual. A eleição do ano que vem promete ser muito disputada em nossa região. Os atuais deputados estaduais Alex Santiago (PL) e Chamonzinho (MDB) deverão disputar à reeleição; ainda temos os ex-prefeitos de Canaã dos Carajás e Curionópolis, Jeová Andrade (MDB) e Adonei Aguiar (DEM), respectivamente, que devem tentar um assento no parlamento estadual (Leia Aqui).

Pelo visto, a corrida eleitoral de 2022 já começou. E ela, no caso de Parauapebas, será muito decisiva para a eleição municipal de 2024, na “Era Pós-Darci”. A ver.

O blog no X