Parauapebas: Distrito Industrial ganhará mais empresas

COMPARTILHE:

O Distrito Industrial de Parauapebas já prepara o terreno para receber mais seis empresas de médio porte, que irão gerar, cada uma, entre 60 e 100 empregos formais. “O processo de instalação está adiantado e, em breve, essas empresas irão abrir suas portas para contratação de trabalhadores”, diz o secretário municipal de Desenvolvimento (Seden), Mariano Junior, para quem a queda no índice de empregos em Parauapebas registrado pelo Caged “é um ciclo que logo será superado”.

Conforme observado pelo titular da Seden, muitos trabalhadores contratados em dezembro pelo comércio, em virtude das festas de final de ano, são dispensados. Além disso, aponta o secretário, no final e no início de cada ano não surpreende a baixa nos postos de trabalho num município, como Parauapebas, onde a construção civil é o setor que mais emprega.

E dezembro de 2021 chegou com várias obras públicas em fase de conclusão, como a Unidade de Saúde do Cidade Jardim, a Escola Municipal Mário Lago, na VS-10, a ciclovia da PA-160 e o Centro Comercial do bairro Tropical. Ainda no final do ano, foram concluídas as obras da creche da WTorres, já repassada para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para ser inaugurada.

Com essas obras em fase final, naturalmente foi reduzido o número de trabalhadores, mas isso já começou a mudar”, ressalta Mariano Junior, para destacar o início, em fevereiro, da construção do Complexo Florindo o Mundo, que ainda em 2021 começou a capacitar mulheres para o mercado de trabalho no ramo da jardinagem e floricultura. Serão mil mulheres que vêm sendo preparadas para o empreendedorismo, com participação direta da Seden e de mais cinco secretarias e o Prosap, sob o comando da Secretaria Especial de Governo (Segov).

Em fevereiro de 2021, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), em sua sede em Belém, promoveu reunião na qual apresentou um conjunto de melhorias para o Distrito Industrial do município de Parauapebas, no sudeste estadual. Diferentemente dos Distritos Industriais estaduais em Barcarena, Belém, Marabá e Ananindeua, a área industrial de Parauapebas é administrada pela prefeitura, e desde o ano passado conta com o apoio técnico da Codec para a implementação de melhorias em diversos aspectos, após a celebração de um Termo de Cooperação Técnica. O objetivo é melhorar o funcionamento do DI e viabilizar a instalação de novos investimentos na localidade.

Entre as proposições feitas pela Codec figuram a elaboração de um ‘passo a passo’ para regularização fundiária da área total do Distrito, com objetivo de oferecer mais segurança jurídica aos investidores que desejam se instalar na localidade; a criação de uma Companhia Mista para administrar o DI, nos moldes da estrutura existente no âmbito do governo estadual; além da criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Parauapebas, um instrumento para a definição de prioridades na área de desenvolvimento econômico.

As atuais propostas de melhoria para o DI de Parauapebas, que seguem em discussão, resultarão em um Plano de Trabalho que contemplará todas as ações consideradas fundamentais. O Guia do Investidor do município, em desenvolvimento, também será uma das entregas finais da parceria entre Estado e Prefeitura.

Com informações da PMP (Hanny Amoras) e CODEN / Imagem: Arquivo Ascom/PMP.

O blog no Twitter!