Parauapebas: Helder entrega escola e anuncia reforma em outras unidades

COMPARTILHE:

A reforma da escola estadual Irmã Dulce, em Parauapebas, acabou por se tornar uma novela. Muitos anos com a sua reforma paralisada. O tema já foi abordado por este veículo diversas vezes, que inclui uma nota de esclarecimento enviada a este que vos escreve pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), via assessoria de comunicação, justificando a demora na entrega da referida unidade escolar. O imbróglio é tão antigo que se arrastou (promessa de reforma) por vários governos.

Pois bem, no último ano de seu atual mandato, o governador Helder Barbalho (MDB) cumpriu a sua promessa de campanha, e ontem, 03, esteve aqui, em Parauapebas, para entregar à comunidade escolar um recinto totalmente novo, com uma estrutura elogiável.

A demora foi justificada por conta da pandemia e porque o projeto de reforma foi totalmente refeito, além de uma nova empresa que havia sido contratada para tocar a obra. Enquanto isso, os alunos, professores e corpo técnico foram transferidos para um prédio provisório. Vale o registro que, apesar da demora, foi na gestão atual que, finalmente, a Escola Irmã Dulce foi entregue.

Segundo a Seduc, a unidade escolar em questão foi a de nº 101 totalmente reconstruída. O investimento do Governo foi superior R$ 1,2 milhão, o que possibilitou a reconstrução de 12 salas, banheiros, laboratório de informática, laboratórios multidisciplinares, sala técnico, sala pedagógica, arquivo, secretaria, direção, vice direção, sala do conselho, sala dos professores, Recreio coberto, sala educação física, sala grêmio, copa/cozinha, depósito de merenda, banheiro de serviço, vestiário masculino, vestiário feminino, banheiros masculino e feminino para pessoas com deficiência e quadra poliesportiva.

Ainda no âmbito da ensino médio em Parauapebas, o governador Helder Barbalho anunciou a entrega ainda neste mês a Escola Amazon, com 40 salas de aulas, além de outra unidade, a Escola Eduardo Angelim. De fato, o ensino médio na capital do minério dará um salto de qualidade com essas novas estruturas.

Por meio da Seduc, Helder também entregou ao prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB), o projeto completo para a construção de uma escola técnica no município, aos moldes das que estão sendo implantadas em várias regiões do Estado, garantidos ensino técnico de qualidade. Desde primeiro de janeiro de 2019, o governo estadual já investiu mais de R$ 315 milhões em obras para a educação, beneficiando mais de 70 mil alunos em todas as regiões do Pará.

Sobre as matérias feitas por este Blog sobre o assunto, seguem os links de forma cronológica:

Escola Irmã Dulce, em Parauapebas, será entregue durante o primeiro semestre de 2020 – (Leia Aqui)

A “novela” da reforma da escola Irmã Dulce continua. Até quando governador? – (Leia Aqui).

Parauapebas: Governo do Pará se posiciona sobre a Escola Irmã Dulce – (Leia Aqui).

Foto: Marcos Sena – Agência Pará. 

O blog no X