Parauapebas: saída de secretário sela fim de acordo político entre vereador e deputado

COMPARTILHE:

Ontem, 04, através das redes sociais do prefeito Darci Lermen (MDB), foi anunciado a saída de Sávio Santiago do comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). A justificativa – como de praxe – foi por razões pessoal e profissional, solicitadas por quem está saindo. Todavia, a troca foi a confirmação de que ocorreu, de fato, uma ruptura política entre o vereador Elvis Silva, do MDB, mais conhecido como “Zé do Bode”, e o deputado estadual Alex Santiago (PP). Briga entre ambos? Não chega a tanto, apenas o edil parauapebense chegou a conclusão que “pagou” qualquer  dívida de parceria política que tinha com o referido parlamentar estadual.

Nos bastidores, a relação entre o agora ex-secretário Santiago e o vereador Zé do Bode vinha sofrendo desgaste. O ex-gestor tentava imprimir o seu perfil na gestão, o que era também feito pelo citado vereador, ocasionando divergências. Tal instabilidade gerou até a saída de Marksan Silva, que tinha como função ser coordenador-geral da pasta, e que para muitos foi o responsável por grandes avanços na área de meio ambiente, mas que sucumbiu ao alto nível de ingerência política na SEMMA.

Alerta Vermelho

Em recente levantamento feito pelo Blog do Zé Dudu sobre a saúde financeira das secretarias municipais de Parauapebas, ficou claro que a situação da pasta de Meio Ambiente é preocupante. Segundo o citado veículo, o orçamento autorizado para o ano corrente é de R$ 17,378 milhões. Sendo que 43,9% desse valor já foram pagos, isso em menos de quatro meses (110 dias quando a matéria foi publicada – 22/04/2022). Seguindo os números impressionantes da citada pasta, em relação ao funcionalismo, até o dia 22 de abril, constavam na folha de pagamento o total de 270 servidores, o triplo do registrado no final do ano de 2017. Ou se promove cortes de contenção de despesas de custeio, ou, a SEMMA não conseguirá fechar suas contas, sem suplementação orçamentária.

O fim da parceria entre Zé do Bode e Alex Santiago ocorreu por conta da decisão do vereador em apoiar o seu colega de parlamento, Ivanaldo Braz (PDT), que concorrerá a uma das 41 vagas na Assembleia Legislativa (Alepa) nas próximas eleições.  O que será uma grande baixa para as pretensões de votos do deputado, em especial em Parauapebas, em seu projeto de reeleição, haja vista, que Elvis lhe foi um grande cabo eleitoral na eleição de 2018.

Quem assume o cargo de secretário é Fabrício Alves, que era até então diretor de Licitação e Contratos. O agora novo gestor terá muito trabalho. Até aqui, as contas da SEMMA estão longe de fecharem no “azul”.

Imagem: Ascom PMP.

O blog no X