Pedro Castillo, ex-presidente do Peru, é condenado a 11,5 anos de prisão

Na quinta-feira (27), a justiça do Peru condenou o ex-presidente de esquerda Pedro Castillo a 11 anos e meio de prisão em um julgamento por rebelião e conspiração contra o Estado, em relação ao ocorrido no final de 2022, quando ele tentou, sem sucesso, dissolver o Congresso e assumir amplos poderes.

A condenação de Castillo veio um dia depois de outro ex-presidente, Martín Vizcarra, ser condenado a 14 anos de prisão, após ser considerado culpado de receber subornos anos antes de assumir o cargo.

Tentativa frustrada de golpe

No início de dezembro de 2022, Pedro Castillo, então presidente do Peru, anunciou o fechamento parcial do Congresso peruano e disse que convocaria eleições legislativas. Castillo informou que passaria a governar o país por meio de decretos e que um toque de recolher seria imposto à população.

No mesmo dia, o Congresso do Peru aprovou o impeachment de Castillo por 101 votos a favor, seis contra e dez abstenções. O presidente foi detido pela Polícia Nacional por “suposto crime de rebelião, regulamentado no artigo 346 do Código Penal, por violação da ordem constitucional.

Dina Boluarte, vice de Castillo, assumiu a presidência do país, cargo que ocupa até hoje.

Por Reuters 

Imagem: reprodução

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Mário Couto, o “corpo estranho”

A decadência política do ex-senador Mário Couto iniciou quando rompeu relações com o governador Simão Jatene, após a campanha eleitoral, em 2014. A ruptura provocou

Câmara Municipal de Parauapebas. O que esperar?

Hoje (15) em sua primeira sessão ordinária (em data excepcional por ter caráter solene) a Câmara Municipal de Parauapebas iniciou os seus trabalhos legislativos. Para

Ser Equilibrista. O dilema de Tarcísio de Freitas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é o nome mais cotado para concorrer à Presidência da República, em 2026, pela Direita.

Alepa aprova inclusão expressa da igualdade entre homens e mulheres na Constituição do Pará

A inclusão expressa da igualdade de homens e mulheres em direitos e obrigações na Constituição do Estado do Pará foi aprovada nesta terça-feira (18), por

ORM em afago com os Barbalho

Em outubro de 2017, as Organizações Romulo Maiorana sofreram uma surpreendente reviravolta. A disputa entre os seis irmãos pelo comando da empresa transpôs os muros

PSL cada vez mais longe do governo. Por incrível que possa parecer, isso é bom ao Palácio do Planalto

O Partido Social Liberal (PSL) ao ser levado pela onda bolsonarista da última eleição, elegeu a segunda maior bancada na Câmara de Deputados, com 52