Pela 1º vez em mais de 6 décadas, população da China diminui

A população da China encolheu em 850 mil pessoas em 2022, informou o Escritório Nacional de Estatísticas da China nesta terça-feira (17). Com 9,56 milhões de nascimentos, a taxa de natalidade no último ano caiu 9,98% na comparação com 2021 e o país teve sua primeira queda populacional desde 1961. A China tem 1,411 bilhão de habitantes.

Os dados demográficos têm impactos econômicos já que indicam uma diminuição da mão de obra disponível no mercado e um envelhecimento da população. A população em idade para trabalhar no país, entre 16 e 59 anos, é de 875,56 milhões de pessoas, o que representa 62% da população em 2022, comparado com 62,5% em 2021.

Para reverter a queda na natalidade, as autoridades chinesas apostam em políticas públicas. Em 2015, o país encerrou sua Política do Filho Único e agora também oferece incentivos financeiros para quem quiser ter até 3 filhos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia deve ultrapassar a China neste ano e se tornar o país mais populoso do mundo. Ainda de acordo com a ONU, a população chinesa deve continuar encolhendo e o país terá 1,31 bilhão de habitantes em 2050.

Crescimento econômico abaixo do previsto

O PIB da China cresceu 3% em 2022, na comparação com 2021, de acordo com dados também publicados nesta terça-feira (17). A cifra é inferior ao previsto pelo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, no início de 2022, quando um crescimento de “cerca de 5,5%” foi ventilado. Os números, todavia, são superiores ao que agências de dados estimavam.

Ainda sob impacto de medidas de isolamento social por conta da covid-19, que foram revertidas há poucos meses, o país teve em 2022 seu segundo pior crescimento econômico desde 1976. As cifras foram piores apenas em 2020, quando o PIB cresceu 2,3%.

De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas da China, a atividade do varejo retraiu 0,2% na comparação entre 2022 e 2021, enquanto a produção industrial cresceu 1,3%.

Com informações do Brasil de Fato. 

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Desistência óbvia. Um novo fôlego aos Democratas

O que era esperado foi anunciado ontem, 21, via redes sociais. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou sua desistência de concorrer à reeleição.

CPI da Vale investiga supostos paraísos fiscais da mineradora

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada na Assembleia Legislativa (Alepa) para investigar as ações da mineradora Vale no Pará, começa a tomar forma. A

Semana decisiva

A semana que se inicia em seu expediente normal, tornou-se decisiva para o futuro político de milhares de agentes públicos. Primeiro pelo encerramento do que

Pesquisa Doxa em Parauapebas: Darci e Catalão caem, Valmir sobe

A mais nova pesquisa realizada pelo instituto Doxa para a prefeitura de Parauapebas, aponta mudanças em sua mais nova aferição, entre os dias 28 a

Belo Monte poderá mudar os rumos políticos no Pará?

Belo Monte, a maior usina hidroelétrica genuinamente brasileira, talvez, seja o assunto que mais abordei nos últimos cinco anos no blog (neste caso em outro

Votação da bancada paraense no PL da Dosimetria

De partida, antes de qualquer apresentação em relação à lista dos parlamentares que representam o Pará no parlamento federal, se faz necessário deixa claro (o