Pesquisa Doxa em Canaã aproxima os números da realidade

COMPARTILHE:

Na segunda quinzena de julho do corrente ano, o Instituto Skala divulgou os números de sua pesquisa no município de Canaã dos Carajás. O levantamento foi encomendado pela empresa M.M Comunicação e Eventos, de propriedade do jornalista Marcelo Marques. A pesquisa apontou o seguinte cenário: Jean Carlos seguia na frente, com 52,6% da preferência. Na segunda posição aparecia Josemira Gadelha (candidata do prefeito Jeová de Andrade), com 16,1% das intenções. Os outros candidatos somados não ultrapassam a segunda colocada.

Tal levantamento foi muito questionado. Pois a diferença entre os dois principais pré-candidatos era muito grande. É sabido que por onde se ande em Canaã dos Carajás, que Jean Carlos está na liderança, porém poucos acreditam que esteja com toda essa diferença sobre a pré-candidata escolhida pelo prefeito Jeová de Andrade. Além dos questionamentos, o levantamento do Instituto Skala gerou até ameaças anônimas a quem a encomendou.

Pois bem, dito isto, o Instituto Doxa foi a campo, montando base em Canaã dos Carajás, para mais uma pesquisa, esta encomendada pelo Portal Pebinha de Açucar, sob registro no T.R.E nº PA-04330/2020. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 26 de agosto de 2020 com uma amostra de 500 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Vamos aos dados da pesquisa.

ESPONTÂNEA: Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Jean aparece na frente com 26,4%% das intenções de voto. Josemira vem com 13,2%. Zé Batista e Harildo aparecem empatados em 3,3%. Os eleitores indecisos representam 41,4%, enquanto 12,4% tem intenção de anular ou votar em branco.

ESTIMULADA: Quando se estimula, o pré-candidato Jean Carlos sobe para 48,2%. A pré-candidata Josemira fica em segundo lugar com 26,8%. Zé Batista e Harildo aparecem tecnicamente empatados com 5,0% e 4,8%, respectivamente. Os votos Brancos e nulos somam 4,8% e indecisos, 10,6%.

REJEIÇÃO: Zé Batista é o pré-candidato mais rejeitado, aparecendo com 23,9%. Em seguida aparece Josemira como a mais rejeitada com 20,8%. Harildo vem com 17,6% de rejeição. Jean Carlos é o menos rejeitado, aparecendo com 13,2%. E 12,4% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos, sendo que 12,1% não opinaram.

Percebe-se portanto que, a pesquisa Doxa reflete a realidade. Aproxima mais os dois principais candidatos; rebaixa o primeiro, o colocando possivelmente no nível verdadeiro de intenção de voto, mesmo que nas duas modalidades levantadas (espontânea e estimulada ), o primeiro tem o dobro da segunda colocada. Outras pesquisas virão e com elas novos cenários e análises.

DADOS DA PESQUISA
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em CANAÃ DOS CARAJÁS-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião Pública.
Execução: Doxa Pesquisa
Registro no T.R.E: PA-04330/2020
Período: 23 A 26/08/2020
Local: Canaã dos Carajás-PA
Amostra: Foram entrevistados 500 eleitores.

O blog no X