Pesquisa Ibope ao Senado Federal no Pará

COMPARTILHE:

Ontem (20), o Ibope divulgou pesquisa ao Senado Federal no Pará. Os números apresentados (novamente bem diferente dos dados divulgados pela Doxa) são os seguintes: Jader Barbalho (MDB): 29%; Mário Couto Filho (PP): 20%; Zé Geraldo (PT): 13%; Flexa Ribeiro (PSDB): 11%; Zequinha Marinho (PSC): 11%; Úrsula Vidal (PSOL): 10%; Sidney Rosa (PSB): 9%; Osmar Nascimento (PDT): 7%; Gerson Dourão (PCdoB): 6%; Wladimir Costa (SD): 6%; Benedita do Amaral (PSTU): 4%; Anivaldo Vale (PR): 3%; Jarbas Vasconcelos (PV): 3%; Ibanês Taveira da Silva (PTC): 2% e Xaropinho do Povo (PPL): 1%.

O Ibope separou a margem de votos brancos e nulos da seguinte forma: Brancos/nulos – Vaga 1: 15%; Brancos/nulos – Vaga 2: 19% e não sabe/não respondeu: 32%. A pesquisa foi encomendada pela TV Liberal. O Ibope definiu a margem de erro em três pontos percentuais para mais ou para menos. Foi ouvido 812 eleitores no estado, entre os dias 15 a 19 de agosto, sob o registro no TRE: PA-08797/2018 e no TSE: BR‐05823/2018. O nível de confiança é o padrão usual de 95%.

No formato espontâneo (quando não é anunciado o nome de nenhum candidato e o eleitor anuncia o nome) o resultado foi o seguinte: Jader Barbalho (MDB): 2%; Flexa Ribeiro (PSDB): 1%; Mário Couto Filho (PP): 1%; Úrsula Vidal (PSOL): 1% e Zequinha Marinho (PSC): 1%. Outros somaram 3%; Brancos/nulos: 13% e não sabe/não respondeu: 84%.

No cenário eleitoral para a Câmara Alta, os números apresentados fomentam diversos caminhos analíticos. No perfil estimulado, Jader Barbalho lidera com folga (acima do dobro da porcentagem aferida pela Doxa no mesmo período de coleta de dados). Assim como a pesquisa que lhe antecedeu, o Ibope manteve a ordem de intenção de voto. O ex-senador Mário Couto vem em segundo; depois embaralha tudo, com Zé Geraldo, Flexa Ribeiro, Zequinha Marinho e Úrsula Vidal empatados na margem de erro da pesquisa. Já era esperado (pelo número recorde de candidaturas e o cenário político do país) que haveria grande concorrência na disputa pelo Senado.

Na verdade, o que está em disputa é uma vaga. Jader Barbalho deverá se reeleger sem susto. Seu histórico eleitoral aponta uma contínua redução de sua massa eleitoral a cada campanha, porém, mantém boa parte de seu volumoso recall de 1,7 milhão de votos da última eleição que disputou, em 2010. A segunda vaga deverá ser disputada entre Mário Couto (PP), Zé Geraldo (PT), Flexa Ribeiro (PSDB) e Zequinha Marinho (PSC).

O blog no X