Começou a disputa pela Prefeitura de Ananindeua

COMPARTILHE:

Conforme adiantado por este blog (em artigo e em entrevista realizada), o atual presidente da Assembleia Legislativa, Daniel Santos, será candidato a prefeito de Ananindeua, em 2020. Sobre isso não há surpresas. Ao ser perguntado por este blogueiro se seria o candidato ao Executivo do referido município, Daniel confirmou, porém não disse se seria pelo MDB (o que foi insistentemente cobrado pelo blog), porém ao ser entrevistado pelo jornalista Mauro Bonna, confirmou que será pelo partido do governador.

Atualmente o presidente do parlamento estadual continua sem legenda, mas deverá em breve ser filiar ao MDB, concretizando, portanto, o acordo político que foi feito. Daniel é o favorito na sucessão do prefeito Manoel Pioneiro, e ele compõe parte da grande engrenagem política montada por Helder. O governador definiu como prioridade o controle político total da Região Metropolitana de Belém (RMB) e municípios do interior como Marabá, Santarém, Paragominas e Parauapebas.

Apesar de ser o favorito, Daniel sabe que terá adversários que poderão criar problemas para a sua estratégia. A maioria deles divide com Santos o expediente na Alepa: Miro Sanova (PDT), Eliel Faustino (DEM), Fábio Figueiras (PSB) e Professora Nilse (PRB). Ainda há o deputado Chicão que poderia ser o candidato do MDB, a exemplo de pleitos anteriores, mas se confirmar a filiação e candidatura de Daniel, Francisco deverá ficar de fora. Isso também faz parte de outro acordo. Santos será o presidente da Alepa pelos próximos dois anos, e Chicão assumiria o parlamento estadual no biênio 2021-2022. Fora da órbita da Alepa, há outra pré-candidatura do PSB, que poderá lançar o vereador Alexandre Gomes ao Executivo de Ananindeua.

O PSDB, como já dito por este blog, corre sério risco de perder as prefeituras de Belém e Ananindeua, que são o dois maiores colégios eleitorais do Pará. E ambos os municípios, são prioridades ao mandatário estadual. Quem será lançado pelo prefeito Pioneiro para a sua sucessão? Qual candidato carregará o grande peso da rejeição do prefeito tucano? 

Entre os nomes citados, apenas Eliel Faustino (DEM), líder da oposição ao governo do Estado, parece ser o único que estará fora da órbita de Helder na disputa. Dito isso, o governador deverá ter o controle político de Ananindeua (322.306 eleitores – segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral). 

Quem reunirá musculatura política suficiente para tirar de Daniel Santos a Prefeitura de Ananindeua? Se nada mudar, a estratégia montada por Helder e Daniel, deverá ser exitosa.

Imagem: Ananindeua Debates.

O blog no X