O Palácio aos interiores. Segunda parada: Sul e Sudeste do Pará

Compartilhe nas redes sociais.

Hoje, 02, o Governo do Pará continua dando prosseguimento a execução de seu mote de campanha: Estado Presente. Conforme anunciado previamente desde o ato de posse, que pela primeira vez na história, ocorreu em três municípios no mesmo dia: Belém, Marabá e Santarém.

A estrutura de governo, que inclui diversos secretários, desembarca em Marabá e inicia hoje um conjunto de ações no referido município, o maior da região sudeste, e o quarto mais populoso do Pará. O programa atende pelo nome de “Governo Por Todo o Pará”, que tem como estratégia a interiorização, visando aproximar a gestão estadual da população de todo o Estado.

Segundo informações divulgadas pela Assessoria de Comunicação do Governo, no primeiro dia, a programação em Marabá começa às 16h, com a visita do governador ao colégio militar Rio Tocantins. Às 17h30, Helder Barbalho e equipe inauguram a nova agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) na cidade. Depois, seguem para o ato de instalação oficial do programa, que ocorre no auditório do Centro de Convenções e Eventos de Marabá, às 18h30, com a presença de autoridades da região e da população. A agenda continua às 20h, com reunião municipalista fechada para convidados.

Na quarta-feira (3), às 8h30, Parauapebas recebe a Ação Cidadania do Programa ParáPaz. Em Marabá, no Centro de Convenções, a partir das 11h, o governador e secretários de Estado iniciam uma série de reuniões com representantes de 39 prefeituras e Câmaras de Vereadores de municípios da região. Ao tomar conhecimento das principais demandas, o governo apresenta as possíveis soluções imediatas ou medidas que podem ajudar os gestores municipais em questões de infraestrutura, educação, saúde e meio ambiente.

Segundo nota da Agência Pará, assim como em Santarém, que recebeu a primeira edição do Governo por Todo o Pará, Marabá também terá uma audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O encontro com representantes da sociedade na busca por soluções para as necessidades sociais será no Centro de Convenções e Eventos, a partir das 8h30 de quinta-feira (4). Em seguida, a comitiva volta a se reunir com prefeitos e vereadores, para dar continuidade à discussão das pautas municipais.

Ainda no início da oitiva, deverão ser apresentados os compromissos regionais previstos para a Região de Integração Carajás. Passada essa fase, a população local tem a oportunidade de expor sugestões, encaminhamentos ou mesmo fazer algum questionamento sobre as propostas de diretrizes e investimentos. A audiência pública é o momento de promover a participação da sociedade na elaboração do PPA, principal instrumento de planejamento das ações do Estado.

Às 15h, ainda na quinta (4), ocorre a sessão especial da Assembleia Legislativa na Câmara Municipal de Marabá, com a presença de Helder Barbalho. Em seguida, às 16h, o chefe do Executivo Estadual faz visita à Siderúrgica Norte Brasil S. A. (Sinobrás) e, às 17h, à Fábrica Mercúrio, a primeira de correias da região Norte.

Na noite de quinta, a comitiva governamental participa, às 18h, no Centro de Convenções e Eventos de Marabá, da abertura do Encontro Regional da Educação no Pará. Na ocasião, será lançado o programa Bolsa Pará, com a presença dos reitores das instituições de ensino superior paraenses: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Instituto Federal do Pará (IFPA). O último compromisso do dia é um encontro da comitiva de governo com representantes do setor do agronegócio, às 20h.

Obras e serviços – No último dia do Governo por Todo o Pará em Marabá, sexta (5), a programação começa às 8h, com café da manhã que comemora o aniversário de 106 anos da cidade. Em seguida, às 9h, no Pavilhão do Centro de Convenções e Eventos, ocorre a Ação Cidadania do Programa ParáPaz.

Também na sexta-feira, a comitiva governamental segue para visitas a municípios da região. A primeira parada é em Conceição do Araguaia, onde, às 11h, Helder Barbalho assina a Ordem de Serviço para a construção de 18 pontes de concreto no município. A cerimônia ocorre na Câmara Municipal. A próxima cidade a receber a visita da comitiva de governo é Cumaru do Norte, onde, às 14h, haverá a assinatura da Ordem de Serviço para construção de uma escola.

Às 16h, a equipe de governo estará em Redenção, onde o Estado inaugura uma escola estadual. Às 18h, a agenda é finalizada com a inauguração da Unidade Integrada de Polícia, em Tucumã.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta