Pesquisa Doxa em Parauapebas: Darci e Catalão caem, Valmir sobe

COMPARTILHE:

A mais nova pesquisa realizada pelo instituto Doxa para a prefeitura de Parauapebas, aponta mudanças em sua mais nova aferição, entre os dias 28 a 31 de agosto sob o registro de nº PA-03716/2016, junto ao TRE. No universo de amostragem, 700 pessoas foram ouvidas sobre avaliação do atual governo e a opção de voto entre as cinco candidaturas que concorrem ao Palácio do Morro dos Ventos.

Espontânea

Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos candidatos, Darci Lermen (PMDB) aparece na frente com 32,8% das intenções de voto. O segundo colocado é o atual prefeito, Valmir Mariano (PSD) que vem com 17,7%. Marcelo Catalão (DEM) ocupa o terceiro lugar com 13,2%; Hipólito Reis (PRTB) e Chico das Cortinas (PPS) aparecem tecnicamente empatados, 3,6% e 3,4%, respectivamente. Os eleitores indecisos representam 20,2%, enquanto 9,1% tem intenção de anular ou votar em branco.

Estimulada

Quando se estimula, Darci vai para 36,6%. Valmir Mariano sobe para 25,2% das intenções de voto. Marcelo Catalão vem em terceiro lugar com 16,3%. Hipólito Reis e Chico das Cortinas permanecem tecnicamente empatados com 4,4% e 4,1%, respectivamente. Os votos Branco/Nulo somam 5,1; e indecisos, 8,3%.

 Rejeição

Em se tratando de rejeição, Valmir é o mais rejeitado com 37,2%; o segundo é Darci que tem 18,6%; Marcelo Catalão aparece com 13,8% de rejeição; Hipólito Reis aparece com 11,6% e Chico das Cortinas com 10,8%.

 Avaliação Governo

O governo do prefeito Valmir é aprovado por 16,1% (somatória do excelente e bom) dos eleitores; enquanto sua reprovação chega a 45,2% (somatória do ruim e péssimo). Avaliação regular é de 31,6%.

Análise da pesquisa:

A pesquisa postada acima, confirma o que venho afirmando há pelo menos dois meses, quando se iniciou o processo de aferição e publicação de pesquisas eleitorais: Darci Lermen ao alcançar 34% a 38% (levando em consideração a margem de erro na média das pesquisas em torno de 4%) atingiria o seu limite, o teto. Já Marcelo Catalão e Valmir Mariano ainda teriam sua linha de crescimento a percorrer, especialmente o prefeito que tenta à reeleição, ainda mais com a máquina pública, que se torna instrumento poderoso na disputa.

Na comparação entre as duas últimas pesquisas realizadas pela Doxa, a divulgada no dia 23 de agosto e a de ontem (07/09) claramente o candidato do PMDB caiu na espontânea (3,9%) e na estimulada (1,4%). Marcelo Catalão (DEM) caiu bastante (5,8%) na espontânea e menos (3,7%) na estimulada. O maior beneficiado foi o atual prefeito Valmir. Na última pesquisa Doxa, o atual mandatário municipal aparecia em terceiro. Nesta agora subiu na espontânea 1,7% e na estimulada os impressionantes 9,2%.

Na análise comparativa entre as duas últimas pesquisas o quantitativo de indecisos praticamente se manteve inalterado, oscilando em 1% para baixo na mais recente. Ou seja, 20% dos entrevistados, ainda não decidiram e quem votar. Margem alta para o período eleitoral. Quase triplicou na comparação os entrevistados que pretendem votar nulo ou branco. Saiu da última pesquisa de 3,9% para 9,1%. Isso confirma que não houve migração de votos dos indecisos ou dos que não pretendem votar para os candidatos. O crescimento de um foi pela retirada de votos de outro, neste caso, Darci para Valmir.

O atual prefeito ainda tende a crescer, especialmente tirando votos de seu principal concorrente. A bipolaridade entre Darci e Valmir começa a aumentar no caminhamento da disputa eleitoral. O atual prefeito precisa avançar sobre a alta margem de indecisos que ainda se mantém. Por isso, a equipe de marketing “importada” de Belém trabalha a todo vapor no maior desafio: o alto índice de rejeição da atual gestão.

Portanto, a lógica colocada por mim está se sacramentando a cada nova aferição. A aos estrategistas de Darci precisam estancar a queda. Aos marqueteiros de Valmir, apressar o seu crescimento, mantendo as boas peças publicitárias e mostrando realizações. A Catalão cabe se manter nos 20%, se colocando como importante força política, de olho em um futuro próximo. Aguardem que novas emoções estão a caminho.

O blog no X