Pesquisa Doxa: sinal amarelo ligado no Palácio do Morro dos Ventos

Compartilhe nas redes sociais.

Ontem (23) o Instituto Doxa divulgou a mais nova pesquisa eleitoral na disputa pela prefeitura de Parauapebas. Foi registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número PA – 09325/2016. No levantamento, 500 pessoas opinaram sobre em qual candidato votariam para prefeito de Parauapebas se a eleição fosse hoje. As opiniões foram colhidas entre os dias 12 a 15 do mês corrente.

Como sempre a pesquisa foi dividida em duas frentes: voto espontâneo e voto estimulado. Em ambas o candidato do PMDB, ex-prefeito Darci Lermen lidera a disputa, com certa folga em relação aos concorrentes. O ex-petista segundo os dados tabulados da pesquisa atinge 38% das intenções de votos. Margem significativa.

Na espontânea, ou seja, aquela em que o entrevistador não cita nomes, só faz a pergunta, Darci Lermen atinge 36,7% das intenções de votos. A surpresa está na segunda colocação, ocupada por Marcelo Catalão com 17,1%, que deixou o atual prefeito que tenta à reeleição, Valmir Mariano em terceiro, com 16%. Só para citar os três mais bem colocados. Ainda na análise espontânea o número de indecisos aparece alto, acima da segunda casa dos dois dígitos (21%), que torna ainda a disputa muito imprevisível, com a disputa acirrada entre o segundo e terceiro colocados. Os que têm intenção de anular o voto ou apertar a tecla branco estão em 3,9%.

Na estimulada, quando o nome dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Darci Lermen sobe ainda mais, chegando a 38%. Catalão vai a 19% e Valmir continua com 16%. Seguindo a regra, quando passa a ser estimulada, a indecisão cai para 14%, com 3,7% aparecem os brancos e nulos.

No campo da rejeição, o atual prefeito Valmir Mariano chega a mais de 38%. Um desafio aos estrategistas de sua campanha. O segundo colocado, bem abaixo, aparece o ex-prefeito Darci Lermen com 14% e Catalão com 12%. Todos sabem que o índice de rejeição impede o crescimento de um candidato, por isso ele deve ser revertido. Esse é sem dúvida o maior desafio dos estrategistas do Palácio do Morro dos Ventos.

Para piorar a situação do atual prefeito, a pesquisa analisou a avaliação da atual gestão municipal. Governo Valmir é reprovado por 48% dos entrevistados, enquanto outros 33,5% aprovam Valmir Mariano. De fato, a pesquisa aponta que Valmir não avança, apesar do forte marketing em sua campanha, seu índice de rejeição trava a sua linha de crescimento. No autofagismo entre Darci x Valmir, Catalão começa a se beneficiar, crescendo, com o discurso do novo, do diferente, o que torna a sua candidatura com potencial margem de crescimento. Como escrevi recentemente, Darci já atinge o seu teto. Resta aos outros dois mais bem colocados, buscarem votos na alta margem de indecisos e entre si. Por enquanto, Darci assiste de camarote a disputa.

6 Comentários

  1. Não acredito nessas pesquisas encomendadas por interesse próprio. A melhor pesquisa é do IBOP. Esse sim é confiável. No dia 15 a 19/08 se não estou equivocado saiu uma pesquisa dessa Doxa dizendo que era o Valmir que estava ma frente. Agora não da pra confiar em jogo político. O bom mesmo é no dia 02/10 que iremos saber quem o povo elegerá como o melhor para Parauapebas.

  2. Pesquisa Doxa registrada no TRE sob o n PA 09325/2016 no período de 12 a 15/08/16
    Nessa pesquisa o Valmir está com a maior intenção dos votos.
    Quem está com a verdade?

    • Saudações visitante. Primeiramente, quero agradecê-la por acessar o blog. A pesquisa que postei e que gerou o seu comentário foi realizada pela Doxa. Não entro no mérito a qual interesse essa ou aquela pesquisa atende. Todas que são encomendadas atendem – querendo ou não – interesses. Meu papel é divulgar e comentar. Talvez a outra, de repente, colocando o seu candidato à frente, possa lhe agradar e assim será do contrário. Vi hoje nas redes sociais que possivelmente houve alteração da referida pesquisa, invertendo candidatos.

      De qualquer forma, muito obrigado pelo comentário e visita. Espero que continue prestigiando este espaço. Muitas análises sobre a disputa eleitoral de Parauapebas serão lançadas nos próximos dias aqui no blog.

      Grande abraço.

Deixe uma resposta