Pesquisa Ibope: Helder Barbalho será o próximo governador

COMPARTILHE:

O Instituto Ibope divulgou a sua segunda e última pesquisa deste segundo turno na disputa pelo governo do Pará. O levantamento foi realizado entre sexta-feira (26) e sábado (27) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos. No formato de votos válidos, Helder Barbalho (MDB) aparece com 57% das intenções de votos. O seu adversário, o Democrata Márcio Miranda soma 43%.

No levantamento anterior, divulgado no último dia 19, o candidato do MDB tinha 58%, e o candidato do DEM 42%. Ou seja, no cruzamento entre as pesquisas do referido instituto, ocorreu uma estabilização dos números, pequena oscilação de um ponto, portanto, dentro da margem de erro.

Já nos votos totais, que inclui todos os apontamentos, Helder Barbalho (MDB) aparece com 51%, enquanto Márcio Miranda (DEM) atinge 39% das intenções de voto. Os que declararam que votariam em branco/nulo chegou a 7%, e os que não sabem 2%. Em comparação com os números anteriores, Barbalho perdeu dois pontos e Miranda se manteve com a mesma medição. Subiu dentro da margem de erro os votos em branco, nulo e os que não sabem.

A pesquisa Ibope é um alento aos Barbalho, depois da pesquisa Doxa indicar que o próximo governador será Márcio Miranda. Nela, Helder vence com certa folga o seu adversário. Mas não se pode comemorar antes da hora, haja vista, que os números do citado instituto ficaram bem distantes do que as urnas apresentaram. O Ibope afirmou que o candidato do MDB seria eleito em primeiro turno, mas a realidade foi outra.

De qualquer forma, o Ibope esquenta ainda mais a disputa não só entre os dois candidatos, e sim entre os institutos de pesquisa. Quem vencerá agora, haja vista, que os resultados são distintos e apontam cenários diferentes? No primeiro turno deu Doxa. No segundo o Ibope empatará o jogo, ou perderá novamente? As urnas e só elas irão dizer.

 

O blog no X