Pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Belém e avaliações dos governos Helder e Bolsonaro

COMPARTILHE:

O Instituto Veritate de Opinião e Mercado divulgou na semana que passou, ampla pesquisa em que mensurou a avaliação de governos (municipal, estadual e federal), além de avaliar possíveis pré-candidaturas ao Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém.

Foi perguntado ao entrevistado no formato espontâneo: “Qual é a principal necessidade de seu bairro ou do município de Belém?” – a maioria respondeu que é segurança pública. O levantamento foi direcionado para a esfera municipal, portanto, a área de maior necessidade (segurança pública) não é de responsabilidade de governos municipais, mas claramente ela será decisiva na eleição, assim como já foi na última (2018). Cabe, portanto, aos candidatos – no caso a prefeito – criar projetos voltados ao setor, em que se fortaleça o papel da Guarda Municipal, além de buscar parcerias com o Governo do Estado. 

Se a eleição para Prefeito fosse hoje e estivessem concorrendo estes candidatos… Em quem você votaria? (ESTIMULADA):

Edmilson Rodrigues – 26,5%

Éder Mauro – 14,7%

Úrsula Vidal – 10,8%

Vavá Martins – 6,7%

Marinor – 3,8%

Dr. Daniel – 3,7%

Carlos Maneschy – 3,5%

Simão Jatene – 3,3%

Joaquim Passarinho – 3,2%

Mauro Freitas – 2,0%

Celso Sabino – 1,7%

Nenhum -14,8%

Sem resposta – 5,3%

Total – 100%

No quesito rejeição a Prefeitura de Belém, perguntou-se: qual desses… Você mais rejeita para prefeito, não votaria de jeito nenhum? (ESTIMULADA): 

Simão Jatene – 33,8%

Éder Mauro – 13,8%

Edmilson Rodrigues – 11,8%

Celso Sabino – 4,2%

Mauro Freitas – 3,5%

Dr. Daniel – 2,3%

Úrsula Vidal – 2,2%

Joaquim Passarinho – 1,7%

Marinor Brito – 1,7%

Vavá Martins – 0,7%

Carlos Maneschy – 0,3%

Nenhum 12,3%

Sem resposta 11,7%

Total 100%.

A pesquisa voltou a apontar a liderança do ex-prefeito e deputado federal Edmilson Rodrigues na disputa pelo Palácio Antônio Lemos, algo recorrente a cada quatro anos. No caso da rejeição, o levantamento mostra a liderança do nome do ex-governador Simão Jatene, com quase o dobro do segundo colocado. Sobre esse ponto os números confirmam uma realidade: a rejeição a Jatene e ao seu grupo político. O desgaste dos tucanos está em patamares elevados, o que foi confirmado na última eleição ao governo do Pará, e ainda é mantido pela péssima gestão que o prefeito Zenaldo Coutinho realizada na capital do Pará. 

Avaliação do governo Helder Barbalho

Ótimo 4,0%

Bom 36,2%

Regular 40,2%

Ruim 7,0%

Péssimo 8,0%

Sem resposta 4,7%

Total 100%

Avaliação do governo Jair Bolsonaro

Ótimo 1,2%

Bom 7,8%

Regular 15,8%

Ruim 20,0%

Péssimo 53,2%

Sem resposta 2,0%

Total 100%

Pesquisa quantitativa, por amostragem aleatória, tendo como base os eleitores do município de Belém, entre os dias 6 e 9 de abril de 2019, em um total de 600 entrevistas realizadas. A Margem de erro é de 4% para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

O blog no X