Ponta da Madeira embarca primeiros navios incluindo carga produzida na mina de S11D

COMPARTILHE:

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís (MA), embarcou na última sexta-feira (13/01) a primeira carga comercial produzida na mina de S11D, em Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará. Foram embarcados um total de aproximadamente 26,5 mil toneladas, divididas em três navios, com a capacidade entre 73 mil e 380 mil toneladas. Os navios tiveram a sua capacidade completada com minério Carajás IOCJ, proveniente das outras minas no Sistema Norte. O Carajás IOCJ, com 65% de teor de ferro, já representa 40% das vendas da Vale.  Até 2020, o Carajás IOCJ vai ultrapassar 50% da produção da empresa.

O Berge Neblina, de 380 mil toneladas, foi uma das três embarcações que receberam minério de S11D. Ao lado de novas minas em operação, em Carajás, e dos investimentos já realizados em Minas Gerais, o S11D permitirá à Vale aumentar a sua competitividade no mercado internacional nos próximos anos.

A alta qualidade do minério extraído da nova mina dará flexibilidade à empresa para misturá-lo, em portos na Malásia, China e Omã, com os produzidos nos chamados sistemas Sul e Sudeste, em Minas Gerais, trazendo melhoria na precificação do produto final vendido, bem como prolongando a vida útil das minas desse Estado.

Fonte: Agência Vale

O blog no X