População de Parauapebas já pode agendar teste para covid-19 em drive-thru

0
63

O exame de PCR, teste padrão que confirma a presença do novo coronavírus no organismo, passará a ser feito no município de Parauapebas no sistema de drive-thru, com agendamento prévio, a partir deste sábado, 30. O teste deve ser agendado a partir do cadastro no site www.testesmoleculares.com.br, e a pessoa não precisa ter veículo para fazer o exame.

A iniciativa, fruto de mais uma parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e a Vale no enfrentamento ao novo coronavírus no município, deve contribuir para a redução do contágio e para diminuir a angústia da falta de diagnóstico da covid-19. E ainda vai dar visibilidade aos casos desconhecidos pela saúde pública, colocando à mostra um maior número de pacientes positivos para a doença.

“Sabemos da importância dessa testagem em massa para conter o avanço do vírus, em nossa cidade. Todos os dias 1,5 mil pessoas saberão se estão ou não com o vírus. Além de ser um alívio para a nossa gente, isso é importante porque 80% dos casos são assintomáticos. Logo, ao testar positivo, a pessoa deverá se isolar, evitando assim novas contaminações”, diz o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

A empresa especializada Testes Moleculares foi contratada para montar a estrutura de laboratórios com alta tecnologia e realizar os exames, que estarão disponíveis 24 horas após a coleta. A estimativa é de que sejam realizados cerca de 1,5 mil exames por dia.

“Estamos totalmente empenhados nas medidas preventivas em nossas operações e em apoiar o município e a região em que atuamos para o enfrentamento da pandemia. Somente desta forma, unidos, com solidariedade e com cada um fazendo a sua parte, venceremos esse enorme desafio”, ressalta o diretor do Corredor Norte da Vale, Antonio Padovezi.

Sistema Drive Thru

No sistema drive-thru, a coleta para os testes é realizada sem a necessidade de sair do veículo, quando a pessoa se apresenta de carro ou moto. Quem for a pé será devidamente encaminhado para o exame. Haverá sinalização para que seja mantido o distanciamento social.

Diferentemente dos testes rápidos, que são coletados por amostra de sangue, o exame PCR é feito com uso de cotonete, recolhendo secreção da mucosa da boca e/ou nariz. Serão oito postos de coleta.

drive-thru irá funcionar nas instalações do futuro Centro de Gestão Ambiental (CGA), localizado na avenida Jurunas, quadra especial, no bairro Parque dos Carajás. Importante esclarecer que somente serão realizados os exames para quem estiver agendado. Também não serão feitos agendamentos no local, somente por meio do site.

Como agendar seu teste passo a passo – sistema drive-thru

  1. Acesse o site testesmoleculares.com.br, por aplicativo ou whatsapp. A confirmação da data, horário e o local do exame serão enviados no e-mail cadastrado.
  2. Dirija-se ao local indicado respeitando as informações recebidas por e-mail após o cadastro. Não é necessária nenhuma preparação prévia ao exame.
  3. Permaneça em seu veículo durante todo o percurso até o fim da coleta, com duração média de cinco minutos, seguindo as instruções da equipe técnica presente no local do atendimento.
  4. Aqueles que optarem por fazer o exame a pé deverão respeitar a distância na fila sinalizada no chão.
  5. Consulte o resultado do seu teste por meio das plataformas de agendamento da testesmoleculares.com.br. Você receberá um e-mail com informações de login e senha dentro de 24 horas após a realização do exame.

Informe Publicitário: Texto: Karine Gomes (PMP) / Assessoria de Comunicação – VALE. 

Deixe uma resposta