Em um ano eleitoral, o fato que gerou esta postagem é altamente relevante ao tabuleiro político. A Federação das Associações dos Municípios Paraenses (FAMEP) foi criada em 1991, tendo como objetivo promover o desenvolvimento dos municípios paraenses, formando consórcios participativos e realizando negociações com os governo estadual e federal em prol dos filiados, além de desenvolver projetos de assessoramento permanente de formação profissional e de capacitação de recursos.
Pois bem, ontem, 04, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar assumiu a Presidência da referida entidade. A chapa que foi empossada é composta pelo 1º vice-presidente, Wagne Machado e pelo 2º vice-presidente, o prefeito de Breves, Xarão Leão. Prefeito reeleito de Santarém, Nélio também já esteve à frente da presidência da Associação dos Municípios da Transamazônica, Santarém-Cuiabá e Região Oeste (AMUT) e da FAMEP, anteriormente, Aguiar, sempre lutou em defesa do municipalismo e na busca por parcerias com os Governos Estadual e Federal, visando melhorias na qualidade de vida dos cidadãos dos 144 municípios do estado. Nélio que também faz parte da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília.
Estiveram presentes o prefeito do município de Breves, Xarão Leão; o Diretor de Desenvolvimento da Industria, Comércio e Serviços (DDICS), Mauro José Rodrigues Barbalho; o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), Carlos Augusto de Paiva Ledo; o assessor jurídico da FAMEP, André Bassalo; o assessor contábil da FAMEP, Paulo Fadú; o diretor administrativo e financeiro da FAMEP, Carlos Picanço; autoridades e demais membros da Federação.
Em novembro de 2021, a Prefeitura de Canaã dos Carajás promoveu juntamente com o Governo do Pará, FAMEP, AMATCARAJÁS o I Encontro Municipalista da Região Sul e Sudeste do Estado do Pará, evento que foi voltado para prefeitos (as), vice-prefeitos (as), vereadores (as) e secretários (as) municipais de governo.
A entidade congrega atualmente seis Associações (AMAM – AMBEL – AMAT – AMUCAN – AMUNEP – AMUT) e 02 Consórcios de Municípios (COIMP – CODESEI).
Em um ano eleitoral, como já dito, presidir a Famep é se colocar em alto grau de importância dentro do tabuleiro político-eleitoral. Nélio Aguiar terá um papel importante. A ver.
Com informações da Famep – Adaptado pelo Blog do Branco.
Imagem: Ascom PMS.