Protesto na COP-28 expõe incoerência da Vale

Três ativistas populares interromperam um painel da COP28 nesta segunda-feira (4) do qual participavam representantes do governo federal brasileiro e da empresa Vale. A mineradora é responsável pelos desastres de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, que resultaram em quase 300 mortes e afetaram mais de 350 mil pessoas.

Diante de dezenas de espectadores, lideranças negras e indígenas deixaram os painelistas sem reação ao denunciar a falta de consideração às populações vulneráveis nas discussões climáticas. A ação foi gravada e publicada nas redes sociais.

“Vocês falam de transição energética, vocês falam de preservação do planeta, mas são vocês que colocam a vida em extinção, são vocês que ameaçam o nosso território. E aí não dão nem a oportunidade de ouvir as pessoas que estão aqui”, disse Thiago Guarani, da Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo (SP).

A representante da Vale no painel da COP-28 era Ludmila Nascimento, diretora de Energia e Descarbonização da mineradora. A discussão era mediada por Thiago Barral, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia. Outras ONGs e institutos também participavam, mas sem representantes diretos das populações tradicionais e originárias dos biomas.

Luciana Souza, da rede Vozes Negras pelo Clima, cobrou a representante da Vale pela devastação da bacia do Rio Doce. “Por favor, Ludmila, faça pelo menos uma cara triste, porque sua cara é de extremo deboche com a nossa dor”, disse.

Em 2015, a barragem do Fundão rompeu em Minas Gerais. 50 milhões de toneladas de lama tóxica devastaram tudo e todos pelo caminho, chegando até o Espírito Santo, onde o veneno da mineração acabou com o setor de pesca artesanal.

“Eu sou do Espírito Santo, da calha do Rio Doce, há mais de 1 milhão de atingidos, e a Vale não fez a indenização”, bradou Luciana Souza.

Painel discutia ‘pluralidade’ sem representantes das populações

O painel escolhido pelos manifestantes tinha como tema “Política Nacional de Transição Energética do Brasil sob diferentes perspectivas: setor público, privado e sociedade civil”. A chamada do evento diz que a “pluralidade de atores” é a “chave para alcance dos resultados”.

“Não queremos demagogia e hipocrisia, mas queremos participar diretamente das decisões. Não [queremos apenas] ser consultados como estatísticas, nem queremos empregos industriais ou capitalistas. Nós queremos viver conforme a nossa história, a nossa percepção de território e de tecnologias ancestrais”, disse Camila Aragão, da Rede Vozes Negras pelo Clima.

Ainda diante da multidão e dos painelistas paralisados, a outra representante da Rede Vozes Negras pelo Clima reafirmou: “O povo não é minoria. Nós somos minorizados pelo sistema capitalista. Nós somos a maioria. E, se democracia quer dizer povo e que o poder emana do povo, não é isso que a gente está vendo nessa COP”, disse Luciana Souza.

Edição: Rebeca Cavalcante – Brasil de Fato. 

Imagem: reprodução Internet. 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Xi Jinping diz que retorno de Taiwan à China é essencial para ordem mundial

O presidente da China, Xi Jinping, disse ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, através de uma ligação telefônica nesta segunda-feira (24) que o “retorno

BC sobe juros e Selic vai 14,25%, maior nível desde 2016

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) voltou a subir os juros em 1 ponto percentual nesta quarta-feira (19), elevando a Selic

Helder já tem um pupilo para chamar de seu

Em política é normal ocorrer apadrinhamentos, ou seja, uma pessoa mais influente ou poderosa, escolhe outra para que essa seja a médio ou até longo

Parauapebas: os efeitos positivos do Keynesianismo

Na noite da última sexta-feira, 04, o Jornal Nacional, da Rede Globo, o telejornal mais assistido do país, divulgou os dados do Cadastro Geral de

Partidos têm até 30 de junho para entregar as contas anuais de 2024

Os partidos políticos do Pará têm até o dia 30 de junho de 2025 para entregar à Justiça Eleitoral a prestação de contas referente ao

Alepa: Darci Lermen e Josemira Gadelha são convocados pela CPI da Vale

Os deputados estaduais membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga a atuação da mineradora Vale no Pará, decidiram em reunião, na última terça-feira