PSDB acabou!?

COMPARTILHE:

O ex-presidente Lula (PT) em um recente evento político, afirmou que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) acabou. A frase ocasionou uma grande polêmica. O petista teria sido arrogante em sua afirmação? Prepotente? Ou apenas afirmou uma obviedade que a própria realidade confirma?

Em uma leitura fria sobre o partido, de fato, o PSDB enfrenta o seu pior momento desde a sua fundação, em 1988. As eleições gerais de 2022, deverão apressar o processo de pequenez eleitoral dos tucanos. Esse fato pode ser comprovado com a consolidação da efetivação da federação com o Cidadania, em um claro movimento de sobrevivência política. Os tucanos comandaram a política brasileira no fim dos anos de 1990, mesmo quando perderam a eleição presidencial de 2002 para o PT, o partido manteve a rivalidade por mais três processos eleitorais presidenciais. O de 2018, já mostrava a queda da legenda, confirmada dois anos depois, em 2020, nas disputas municipais.

A crise interna no ninho tucano sobre o fato de ter ou não um candidato à Presidência da República está sendo a demonstração prática dessa crise sem precedentes em sua história. O que a Executiva Nacional sob comando de Bruno Araújo tenta fazer é a estratégia de redução de danos, ou seja, diminuir os impactos político-eleitoral que, inevitavelmente, ocorrerão, mas precisam ser amenizados. Em nome da sobrevivência enquanto partido, o PSDB se voltará para a estratégia de formação de bancadas legislativas nos estados e no Congresso Nacional, para que possa manter, pelo menos, os fundos eleitoral e político em patamares aceitáveis para o gerenciamento da máquina tucana.

Muitos afirmavam que a operação Lava Jato iria exterminar o PT da política brasileira. Na verdade, quem foi exterminado foi o PSDB, que teve o seu campo eleitoral invadido pelo Bolsonarismo, que crescia a passos largos desde 2016. Portanto, os tucanos foram deslocados da Centro-Direita, não sobrando espaços para atuação política.

A fala de Lula em relação ao fim do PSDB, sob o ponto de vista eleitoral e da engenharia política que está sendo montada em torno de sua pré-candidatura, pegou mal. Mais um deslize dito pelo ex-presidente a exemplo de outros (Leia Aqui) e que podem, de fato, prejudicar a construção de pontes com outros partidos, inclusive com o PSDB.

A narrativa de Lula foi sob o ponto de vista político foi um erro. Por outro lado, ela retrata a realidade de um partido que a cada processo eleitoral vem desidratando politicamente. A fala não deveria ter sido dita por Lula. Mais uma vez, o ex-presidente segue com os seus deslizes narrativos.

Imagem: reprodução Internet. 

O blog no X