Rapidinhas do Branco – CI

COMPARTILHE:

Roleta

A montagem do governo do prefeito eleito Aurélio Goiano (Avante) segue cercada de indefinições, com nomes que já foram “indicados” para, pelo menos, três pastas. O processo é cercado por dúvidas e estresses internos, o que gera muita especulação, diferente de diversos prefeitos eleitos que veem – em doses homeopáticas – anunciando os seus secretariados. Enquanto isso, Goiano curte merecidas férias.

LOA

Caminhamos para o final do ano, o que define a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano, que deve ficar em uma estimativa de R$ 2,1 bilhões, abaixo do ano corrente. Além dessa diminuição, há a manutenção da perda de 450 milhões de reais em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). O prefeito eleito de Parauapebas terá um verdadeiro “abacaxi” para descascar no próximo ano.

Emendas

Na última terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Parauapebas resolveu seguir o movimento de protagonismo dos legislativos pelo Brasil, aprovando a implantação de emendas impositivas ao orçamento do município. A medida está prevista na Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal – PELOM nº 2/2024, que torna obrigatória a execução de emendas parlamentares feitas aos projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e de Lei Orçamentária Anual (LOA). Em linhas gerais, a partir do próximo ano o prefeito será obrigado a executar todas.

Interlegis

A Alepa é a primeira Casa legislativa da região Norte a integrar a Rede Nacional de Sustentabilidade. A adesão foi formalizada durante o Encontro Regional Interlegis, realizado na última segunda-feira (4), no Palácio Cabanagem, sede do Poder Legislativo estadual. A assinatura do termo de parceria é uma iniciativa liderada pelo presidente do parlamento, deputado Chicão (MDB), e pelo senador Jader Barbalho (MDB). O objetivo é estabelecer uma cooperação entre as instituições, a fim de promover o intercâmbio de práticas e o desenvolvimento de ações voltadas para uma gestão pública sustentável.

Rádio 

Estreou no último dia 04, a Rádio Alepa FM. A programação será transmitida no prefixo 101.5, em parceria com o Senado Federal. A rádio irá transmitir as atividades parlamentares. Mais um feito da gestão do presidente Francisco Melo, o querido “Chicão”.

De Olho em Brasília 

O deputado estadual Dirceu Ten Caten, do PT, líder da bancada petista na Assembleia Legislativa do Pará, está decidido a concorrer a uma vaga ao parlamento federal. O mesmo concorreu na última eleição a Prefeitura de Marabá, ficando em terceiro, com 20.299 votos (14,8%). Parece que as correntes internas do PT paraense querem dar um basta no controle total imposto pela Família Faro, que detém a cadeira do Senado e uma na Câmara Federal, e quem vem afundando o PT no Pará.

Racha

Como dito em outra edição desta coluna, o prefeito reeleito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), teve votação expressiva, o colocando como um agente importante para a disputa eleitoral de 2026, todavia, suas decisões que confrontaram os interesses de aliados históricos, como o ex-prefeito e seu padrinho político, Manoel Pioneiro, além do seu agora ex-amigo, o deputado estadual Erick Monteiro, ambos do PSDB. Os citados agora caminham juntos com os interesses do governador Helder Barbalho (MDB). Duro golpe político para o mandatário ananindeuense.

Com moral

A prefeita reeleita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, do MDB, virou uma referência positiva em gestão pública. Não, por acaso, a mesma está sendo convidada a participar de eventos em diversos estados brasileiros para apresentar os feitos de sua gestão. Gadelha é, inclusive, cotada para ser vice na chapa ao governo do Pará.

Vice

Conforme adiantado no ano passado pelo Blog do Branco, o governador Helder Barbalho (MDB) trabalhava para ser vice na chapa de reeleição de Lula. Nos últimos dias, a imprensa nacional abordou a possibilidade. Mais um fato que foi adiantado por este veículo antecipadamente.

Transição

Segue de forma intensa e pacífica a transição de governo em Belém. As equipes do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) e do prefeito eleito Igor Normando (MDB) estão alinhadas. A eleição passou e o palanque foi desarmado. Quem ganha é Belém.

O blog no X