República da OAB
Um fato curioso chama a atenção na montagem do governo do prefeito eleito Aurélio Goiano (Avante): o grande quantitativo de advogados que estarão compondo o primeiro e segundo escalões de sua gestão. E isso não é uma crítica. É uma constatação. O que chamo de articulação classista.
Alinhamento
O prefeito eleito Aurélio Goiano (Avante) se fez presente no Hangar para o encontro promovido pelo governador Helder Barbalho (MDB) com os 144 prefeitos (as) eleitos (as). Em entrevista, o citado deixou claro que não medirá esforços para construir uma relação republicana com o mandatário estadual. É aquela história, quando o “calo” aperta…
PL
Ao que parece, o vereador eleito Fred Sanção, deverá em breve assumir o comando do PL em Parauapebas. Júlio César, atual presidente municipal da legenda, atravessa momento de grande turbulência, em que é acusado de usar indevidamente recursos de campanha. Fred andou pelos corredores do Congresso Nacional nos últimos dias. Tirou foto com o deputado federal Éder Mauro. Sei não…
Arrependimento
Já tem gente que aceitou o convite para compor o secretariado no novo governo em Parauapebas, todavia, anda reclamando pelos cantos com certo ar de arrependimento. Confidencia aos mais próximos que não esperava ter encontrado um nível tão elevado de “terra arrasada” na pasta. Em política, é comum se nomear para tirar mais à frente o escolhido do tabuleiro político. Exemplos não faltam.
Ausentes
Os dois maiores adversários políticos do governador Helder Barbalho que se apresentam após as eleições municipais, são os prefeitos de Ananindeua, Daniel Santos e o prefeito eleito de Marabá, Toni Cunha. Ambos não compareceram ao evento realizado pelo governo do Estado para os prefeitos eleitos e reeleitos no Hangar. Na verdade, a ausência de ambos era esperada, estranho seria o contrário.
Realidade
Diferentemente das peças publicitárias, em que se tenta vender a população uma realidade fictícia, o que se fala é que a prefeitura de Ananindeua está em “banho maria”, ou seja, parada. Não há recurso. A cidade está tomada por buracos, além de mato por todo o lado, a realidade se impõe ao ananindeuense. A coleta de lixo continua irregular por conta de dívidas. O que se fala é que a gestão deve a empresa que coleta resíduos algo em torno de R$ 36 milhões. Ninguém contou ao colunista, a constatação foi in loco.
De casa
Quem acompanha o deputado estadual Erick Monteiro (PSDB) ao lado do governador Helder Barbalho, a sensação é de “unha e carne”, como amigos de longa data (na verdade são, mas se afastaram nos últimos anos por conta de interesses políticos divergentes de ambos), nem imaginam que em um passada bem recente trocaram farpas publicamente. A aproximação se deu por conta do rompimento entre o parlamentar tucano e o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos.
Secretariado
Depois de uma demora que vinha gerando questionamentos, ontem, 27, o prefeito eleito de Belém, Igor Normando, do MDB, começou a anunciar os primeiros nomes que irão compor o seu secretariado. A Procuradoria Geral do Município será comandada pela procuradora concursada Ana Carolina Gluck Paul; A Chefia de Gabinete da Prefeitura será administrada por Cleidson Chaves. Rômulo Nina de Azevedo será o secretário municipal de Saúde. Fechando o primeiro bloco, Patrick Tranjan será o secretário municipal de Educação.
Troca-troca
Ao se analisar o currículo dos primeiros quatro anunciados para compor o secretariado da gestão de Igor Normando, fato chama a atenção: dois deles estavam no quadro funcional do Estado, ou seja, se manterão em gestão do MDB, agora em nível municipal. Outros nomes que estão no governo Helder Barbalho deverão compor o secretariado municipal da nova gestão.
Mãe do Rio
Segundo matéria publicada pelo O Antagônico, em breve o resultado da eleição em Mãe do Rio, Nordeste paraense, poderá ser alterado. Tudo porque o prefeito eleito Bruno Rabelo está sendo acusado de ter cometido crime de abuso de poder político na eleição que venceu. A ação aguarda parecer do Ministério Público para seguir o rito, ou seja, ser apreciada por um juiz eleitoral. As provas são robustas.
Fiepa
A Federação das Indústrias do Pará (FIEPA) esclarece que, desde o dia 29 de outubro de 2024, a entidade está sob o comando de uma Junta Governativa, tendo à frente como presidente interino o empresário e industrial Hélio de Moura Melo Filho. Por ordem judicial, em decisão colegiada, a diretoria que estava à frente da FIEPA foi destituída. Os demais integrantes da antiga diretoria foram igualmente destituídos.
Férias
Em suas redes sociais a vice-governadora Hana Ghassan anunciou mudança no tradicional calendário escolar, que foi publicado na edição de ontem (27) do Diário Oficial. O decreto determina a concessão de férias escolares nas redes públicas estadual, municipal e privada em Belém, Ananindeua e Marituba, de 5 a 21 de novembro de 2025. A decisão visa assegurar a mobilidade urbana e a salvaguarda dos estudantes durante a COP30.
Falando nela…
A desenvoltura da vice-governadora vem chamando atenção. Hana vinha sendo criticada pelo seu perfil extremamente técnico e de pouco traquejo político, mas pelo visto, a mesma vem melhorando. Vale lembrar que até segunda ordem, Hana Ghassan será a candidata de Helder ao governo em 2026.