Rapidinhas do Branco – CVI

Diplomação

Ontem, 16, no plenário central da Câmara Municipal de Parauapebas, ocorreu a diplomação dos 17 vereadores eleitos, do prefeito e do vice-prefeito. A solenidade e os sorrisos escondem a disputa ferrenha que ocorre nos bastidores pela presidência da Casa de Leis. Não há consenso, mas com a proximidade da eleição que ocorrerá no primeiro dia do próximo ano, a disputa vai afunilando. Quatro a cinco nomes continuam disputando os votos dos demais colegas.

Presidência 

O que se fala nos bastidores é que o vereador Elias Ferreira, da Federação PV-PT-PCdoB, quer voltar a gerir o poder legislativo da capital do minério. Caso ganhe será um afronta à sociedade parauapebense, haja vista, que o mesmo dava às cartas no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), promovendo um verdadeiro caos na cidade. Quase o mesmo não se reelege. Na diplomação de ontem, por exemplo, foi o mais vaiado.

Novatos

A melhor saída para os articuladores que tentam emplacar um nome na presidência da Casa de Leis da parte dos que agora estão na oposição, é definir entre os que estão chegando agora, ou seja, não fizeram parte da legislatura que está se encerrando. Seria menos problemático e mais coerente para fazer frente a Aurélio Goiano. Se for um que se reelegeu, irá faltar moral para cobrar o prefeito eleito.

Operador

Será se o prefeito eleito Aurélio Goiano (Avante) que afirmou que não irá tolerar corrupção em seu governo, já tem conhecimento sobre o esquema em que um secretário foi escolhido apenas para ser o operador de um gestor do atual governo, que se aliou a um outro que terá muita influência na próxima gestão?

Fim melancólico 

A equipe do ainda prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, vem se esforçando na produção de peças que enalteçam as ações e feitos do citado. Todavia, o mandatário que encerrará o seu mandato em duas semanas, não deixará saudades para a maioria da população. Sorte se não se tornar inelegível.

Hostil

No último dia 12, ocorreu a diplomação no Centro de Convenções Carajás, dos eleitos no último processo eleitoral em Marabá. O prefeito eleito Toni Cunha (PL) estava muito alegre e solícito, o mesmo não se poderia dizer da ampla maioria dos vereadores com o mandatário. O que se fala é que o clima entre a próxima legislatura e o novo governo irá começar fria e sob forte pressão. A conferir.

Recalculando rota

A derrota eleitoral obriga o deputado estadual Chamonzinho (MDB) a recalcular rotas e refazer estratégias. Se tivesse vencido a eleição e se tornado prefeito de Marabá, abriria naturalmente a vaga no parlamento estadual para a esposa, a prefeita reeleita de Curionópolis, Mariana Chamon. Não, por acaso, Dr. Marcus, sobrinho de Chamonzinho, compôs a chapa vitoriosa, justamente para ficar no controle da gestão a partir de 2027. Agora, o deputado estadual em questão precisa concorrer ao parlamento federal para abrir espaço a esposa na Alepa.

Realidade

Como dito em outras edições desta coluna, a realidade em Ananindeua é totalmente diferente do que a propaganda e o marketing da gestão de Daniel Santos pode nos fazer pensar. A deficiência na limpeza urbana e o lixo, são exemplos claros que a situação está ficando caótica. Atrasos nos pagamentos das empresas estão provocando interrupções nos atendimentos. O grande volume de empréstimos contraídos nesta gestão, irão – conforme adiantado pela coluna – levar mais à frente às finanças da prefeitura de Ananindeua ao colapso.

Oposição 

Daniel Santos se reelegeu de forma esmagadora, todavia, perdeu a supremacia que tinha no parlamento municipal. O MDB que fez maioria naquela Casa de Leis quer a todo custo – e a mando do governador Helder Barbalho – o comando do parlamento. Um amplo “blocão” está sendo formado. Vale lembrar que Daniel Santos perdeu recentemente aliados históricos e que estão politicamente lhe fazendo muita falta.

Busca e apreensão 

A Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na residência do deputado federal Antônio Doido (MDB). Durante cinco horas, os agentes apreenderam documentos e outros materiais suspeitos, além de realizar buscas no escritório do parlamentar. A ação foi feita de forma discreta, passando quase despercebida.

Ruídos

A montagem do secretariado do prefeito eleito de Belém, Igor Normando, do MDB, vem sendo elogiada publicamente pela maioria da sociedade, justamente pela formação e preparo dos nomes anunciados, com algumas exceções, é claro. Todavia, internamente, a montagem do secretariado vem levantando diversas críticas internas, em especial, dos mais próximos de Normando, que consideram estarem sendo desprestigiados. Já o PSB do vice-prefeito eleito, Cássio Andrade, vai muito bem obrigado.

Repasse

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta segunda-feira (16), o repasse de R$ 16,109,127.67 milhões para ações de recuperação em localidades atingidas por desastres. No Pará, o repasse foi feito para as seguintes municipalidades: Capitão Poço, São Sebastião da Boa Vista, Óbidos, Acará, Faro, Sapucaia, Curralinho, Senador José Porfírio, São Geraldo do Araguaia, Novo Repartimento e Anapu.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Em breve o TerPaz chegará a Parauapebas

No dia 10 de junho do ano corrente, o governador Helder Barbalho assinou o decreto que criava o programa Territórios Pela Paz, um amplo esforço

Mais um “golaço” de Alckmin

Após contínuo processo de indefinição da escolha de vice (algo geral em todas as candidaturas presidenciais na atual disputa eleitoral), Geraldo Alckmin apresentou quem irá

Sobre games, violência e imbecis…

No País de Alice… No país das soluções simples para as questões complexas, temos mais um episódio, surgido da tragédia de Suzano. Dois IMBECIS invadiram

Caged: Brasil e o Pará registraram saldos positivos. Em Carajás há saldo negativo

Em maio deste ano, o Brasil registrou um saldo de 277.018 novos empregos formais. Segundo os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e

Brumadinho, o caminho da reparação

Para quem olha de fora, a história do município de Brumadinho (MG) se divide entre antes e depois de 25 de janeiro de 2019, quando

O que escrever em meio ao negacionismo?

Escrevo virtualmente sobre política há 14 anos. Comecei após a insistência de um amigo que, talvez, cansado de meus comentários em relação ao cenário político