Ausência
A primeira-dama de Parauapebas e que é secretária da Mulher, Beatriz Barbosa (casou mas não adotou o sobrenome de seu esposo) precisa decidir o que será no governo: primeira-dama ou secretária. O que se fala é que a mesma anda muito ausente da pasta que gerencia, pois acompanha praticante o prefeito Aurélio Goiano em todos os eventos. Em diversas ocasiões desses acompanhamentos aconteceram em horário de expediente na Secretaria da Mulher. Isso sem contar a pescaria romântica em pela sexta-feira.
Blá-Blá-Blá
A brincadeira inocente e infeliz de Beatriz Barbosa, que ao ser questionada por algo que a mesma prometeu em campanha, como resposta as cobranças, proferiu em tom irônico um sonoro “Blá-blá-blá”, que soou com desdém aos que estão nas filas nos hospitais públicos de Parauapebas, pegou muito mal. Ou ela entende o que é ser uma autoridade pública ou sua futura pretensão política-eleitoral poderá ter problemas.
Meia Dúzia
A psicologia explica: quando se pronuncia sempre o mesmo assunto e ao fazer demonstra alteração de voz e trejeitos, tal pauta incomoda uma pessoa. O prefeito Aurélio Goiano parece que acorda e dorme pensando na “meia dúzia de blogs” que tanto repete. Na verdade, o alcaide ainda não entendeu que deixou de ser “pedra” e passou a ser “vidraça”, portanto, passou a ser cobrado. O que diversos veículos estão fazendo é justamente o que o ex-vereador e agora prefeito fazia. Ou Parauapebas não pode ter oposição? Seja bem-vindo à sua nova realidade, prefeito Aurélio Goiano.
Auditoria
Outra promessa feita em campanha e que o prefeito Aurélio Goiano parece fingir que não a fez. Detalhe, temos tudo gravado. São horas de gravações de promessas. Não adianta fingir demência. Pois bem, em campanha, se prometeu auditar as contas das secretarias da gestão passada. Vez por outra, o tema volta à pauta trazida pelo próprio alcaide, mas parece fazer para intimidar vereadores. Pois vamos cobrar!
Cara de Pau
Parece que tem vereador que precisa de óleo de peroba para passar na própria cara. Sobe em tribuna e profere ataques para fazer média com o chefe. O mesmo esquece que afundou duas secretarias na gestão passada e agora quer passar como paladino da moral, justamente o que lhe falta. Melhor ficar caladinho para não passar vergonha.
Transparência
Não é de hoje que o Blog do Branco questiona a falta de transparência na gestão do prefeito Aurélio Goiano. Por mais de um mês o Portal da Transparência ficou desatualizado. Segundo matéria do site Zé Dudu, pelo menos, 27 dispensas de licitação já teriam sido realizadas até o momento, ao passo que os contratos chegam a 69, alguns deles bastante polêmicos, como o da compra de combustíveis e o da aquisição da merenda. Tribunal de Contas e outros fiscais da lei estão de olho. TCM está de olho…
Alfabetização
A gestão da prefeita Mariana Chamon conseguiu um feito: liderar entre todos os municípios paraenses o ranking de de melhor leitura, escrita e alfabetização de qualidade. Na prática, crianças em sua primeira fase do Ensino Fundamental, são capazes de ler e escrever em nível de excelência. Curionópolis já era o melhor IDEB da região de Carajás, agora passou a ser a melhor alfabetização de todo o Pará.
Tensão
O clima político em Marabá anda, digamos, quente. O prefeito Toni Cunha (PL) resolveu travar disputa com a maioria dos vereadores, que inclui troca de farpas com o presidente do parlamento, Ilke Moraes, do MDB. Na última semana o embate entre ambos escalou mais um nível. No evento da entrega da Usina da Paz, o clima de guerra ficou claro no palanque das autoridades.
Uepa
Pelo visto, a oposição quer vencer no chamado “tapetão” a eleição para a Reitoria da Universidade Estadual do Pará (UEPA). O candidato a reitor, Anderson Madson Oliveira Maia, interpôs um recurso contra a homologação da chapa composta por Clay Anderson Nunes Chagas (Reitor) e Ilma Pastana Ferreira (Vice-Reitora). A Procuradoria-Geral do Estado do Pará (PGE-PA), que atua como assessora da Comissão Eleitoral conforme o Regimento Eleitoral, analisou as alegações e recomendou a rejeição da impugnação, apontando inconsistências nos argumentos apresentados.
Destaque
Wagno Godoy (PP) assumiu a Prefeitura de Itupiranga atolada em dívidas, todavia, o prefeito não para. Quando consegue um espaço na agenda apertada por resolver demandas locais, vai a Belém, a Brasília, em busca de recursos. Na capital do Pará conseguiu junto a vice-governadora Hana Ghassan (MDB), a promessa da entrega do Hospital Municipal. Em Brasília, retornou com diversas emendas de deputados federais e senadores.