Rapidinhas do Branco – CXLV

NA CRISTA DA ONDA I

Nem o melhor assessor de mídia poderia ter proporcionado tanto engajamento com crescimento orgânico ao vereador Fred Sanção, do que o mesmo ao proferir um tapa no rosto de Luís Maracaipe, mais conhecido como “Bombom de Alho”. O ato tomou proporção nacional e colocou o citado parlamentar na “crista da onda”, tornando-o principal nome da oposição.

NA CRISTA DA ONDA II

A rede social do vereador Fred Sanção explodiu, dobrando em poucas horas a quantidade de seguidores. Além disso, os milhares de comentários em sua esmagadora maioria foram favoráveis ao parlamentar. Pelo visto, o modus operandi dos que se intitulam “imprensa”, mas que atuam, exclusivamente, para atacar adversários, deixou de ter apoio da ampla maioria da população.

SAINDO DE CENA 

A repercussão do ato de invasão de propriedade privada, contando com apoio de integrante de força de segurança, pegou tão mal que quem manda em Luís Maracaipe, resolveu enviá-lo para fora da cidade. O objetivo é descansar a imagem, tirar do foco, encerrar por um tempo um modelo de atuação que vem causando mais desgaste para o governo do que ajudando.

INDECISÃO

Enquanto Aurélio Ramos segue cuidando da sua estética e não se decide sobre quem será seu candidato a deputado federal e estadual, empresários e alguns investidores que são coadjuvantes em sua gestão já começam a se movimentar. Isso demonstra uma clara falta de liderança por parte do gestor que, até o momento, pelo que se vê, não dá conta de liderar, articular e tomar decisões para o seu próprio grupo. Assim, coadjuvantes do seu governo começam a procurar seus candidatos fora de sua base.

OPOSIÇÃO COM ENVERGADURA MORAL 

Em Parauapebas, atualmente, é evidente que quem está na oposição tem voto e maior facilidade de dialogar, de sentar e tomar aquele velho cafezinho com o eleitorado. O desgaste do governo Ramos é tão grande que alguns pré-candidatos a deputados já perceberam que criticar o gestor tem gerado boa aceitação popular. Para notar bem: nem a própria base do governo consegue explicar tudo o que vem acontecendo nesses últimos meses e, pasme, estamos apenas no primeiro ano de gestão. A realidade é que muitos já entenderam que, quem se posiciona como oposição, além de conquistar engajamento nas redes sociais, também tem força nas ruas, o que para qualquer político, isso é o que realmente importa: o voto. O ano de 2026 já começou a bater na porta, e quem souber jogar o jogo sairá fortalecido, mesmo que não vença.

MELANCÓLICO 

O expediente ordinário legislativo encerrou de forma melancólica em Parauapebas. Sob a gestão de Anderson Moratório, a Casa de Leis teve um ano para esquecer. O que esperar para o próximo ano se a “casca”está cada vez mais longe da “bala”? O atual presidente sabe que à sua gestão comprometeu e muito o próprio mandato.

SUCESSÃO

O ano nem acabou, mas a disputa pela presidência da Câmara Municipal parauapebense começou a tomar forma. Segundo fontes, dois nomes estão disputando o processo: Sadisvan Pereira e Leandro do Chiquito. O primeiro leva, digamos, certa vantagem por ter disputado o processo eleitoral do lado oposicionista. Todavia, o jogo está sendo jogado…

BANCADA EM BAIXA

Não é de hoje que o governador Helder Barbalho anda insatisfeito com a bancada paraense emedebista. Baixa produtividade era a principal reclamação. Dos oito parlamentares (excluindo Alessandra Haber, ainda filiada ao MDB, mas rompida com o partido), cinco votaram à favor do PL da Dosimetria, fato que contrariou o mandatário estadual, que vem articulando uma ampla renovação.

VOTO OPORTUNISTA 

O representante da região de Carajás na Câmara dos Deputados, Keniston Braga, votou favoravelmente na redução das penas dos condenados na trama golpista. O citado nunca foi bolsonarista. Pelo contrário, sempre esteve alinhado com o lado Progressista. O voto só se justifica pelo fato de querer fazer média com o eleitorado de Direita.

DIREITA

O ex-senador Mário Couto vem se apresentando nas redes sociais como pré-candidato do PL ao governo do Pará. E não é só isso, em suas aparições, o mesmo vem enviando indiretas pesadas ao prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, que segundo Couto não é de Direita. Nessa briga, quem ganha é Hana Ghassan.

ARTICULAÇÃO

Wagno Godoy, prefeito de Itupiranga, pode ser considerado o melhor case de sucesso de um gestor nas redes sociais. Diferente dos que criam personagem e vivem só de barulho, Godoy conseguiu conciliar uma boa performance com gestão eficiente. Prefeitura com recursos limitados, impõe ao gestor boa articulação e trânsito político, habilidades que não faltam ao atual mandatário itupiranguense. Que sirva de exemplo aos demais.

Imagem: fotomontagem 

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

As promessas de Helder

Desde a campanha eleitoral de 2014, o Portal G1 iniciou o acompanhamento das promessas de campanha dos candidatos aos cargos do Poder Executivo. Portanto, todas

Josemira Gadelha é destaque no Fórum para Mulheres, em Belém

Ontem, 04, a capital do Pará sediou um importante evento que trata da mulher na política. Liderado pela vice-governadora Hana Ghassan (MDB), o encontro teve

Uma lente que não se apagará

Eu não era amigo de Anderson Souza. Não irei forçar aqui uma relação próxima que nunca existiu entre nós. Éramos, de verdade, admiradores mútuos do

Ações da Vale disparam e renovam máxima do ano

As ações da Vale (VALE3) encerraram a sessão desta quinta-feira (25) com alta de 0,59%, cotadas a R$ 58,21, o maior valor de fechamento registrado

Exclusivo: gasto da bancada federal paraense em dezembro de 2024

De forma exclusiva, o Blog do Branco retorna com o levantamento em relação aos gastos da bancada federal do Pará referente ao mês de dezembro

Desidratação da Terceira Via

Está mais do que claro (como adiantado há meses pelo Blog do Branco) que a Terceira Via, reunião de agentes políticos que se colocam ao