NA CRISTA DA ONDA I
Nem o melhor assessor de mídia poderia ter proporcionado tanto engajamento com crescimento orgânico ao vereador Fred Sanção, do que o mesmo ao proferir um tapa no rosto de Luís Maracaipe, mais conhecido como “Bombom de Alho”. O ato tomou proporção nacional e colocou o citado parlamentar na “crista da onda”, tornando-o principal nome da oposição.
NA CRISTA DA ONDA II
A rede social do vereador Fred Sanção explodiu, dobrando em poucas horas a quantidade de seguidores. Além disso, os milhares de comentários em sua esmagadora maioria foram favoráveis ao parlamentar. Pelo visto, o modus operandi dos que se intitulam “imprensa”, mas que atuam, exclusivamente, para atacar adversários, deixou de ter apoio da ampla maioria da população.
SAINDO DE CENA
A repercussão do ato de invasão de propriedade privada, contando com apoio de integrante de força de segurança, pegou tão mal que quem manda em Luís Maracaipe, resolveu enviá-lo para fora da cidade. O objetivo é descansar a imagem, tirar do foco, encerrar por um tempo um modelo de atuação que vem causando mais desgaste para o governo do que ajudando.
INDECISÃO
Enquanto Aurélio Ramos segue cuidando da sua estética e não se decide sobre quem será seu candidato a deputado federal e estadual, empresários e alguns investidores que são coadjuvantes em sua gestão já começam a se movimentar. Isso demonstra uma clara falta de liderança por parte do gestor que, até o momento, pelo que se vê, não dá conta de liderar, articular e tomar decisões para o seu próprio grupo. Assim, coadjuvantes do seu governo começam a procurar seus candidatos fora de sua base.
OPOSIÇÃO COM ENVERGADURA MORAL
Em Parauapebas, atualmente, é evidente que quem está na oposição tem voto e maior facilidade de dialogar, de sentar e tomar aquele velho cafezinho com o eleitorado. O desgaste do governo Ramos é tão grande que alguns pré-candidatos a deputados já perceberam que criticar o gestor tem gerado boa aceitação popular. Para notar bem: nem a própria base do governo consegue explicar tudo o que vem acontecendo nesses últimos meses e, pasme, estamos apenas no primeiro ano de gestão. A realidade é que muitos já entenderam que, quem se posiciona como oposição, além de conquistar engajamento nas redes sociais, também tem força nas ruas, o que para qualquer político, isso é o que realmente importa: o voto. O ano de 2026 já começou a bater na porta, e quem souber jogar o jogo sairá fortalecido, mesmo que não vença.
MELANCÓLICO
O expediente ordinário legislativo encerrou de forma melancólica em Parauapebas. Sob a gestão de Anderson Moratório, a Casa de Leis teve um ano para esquecer. O que esperar para o próximo ano se a “casca”está cada vez mais longe da “bala”? O atual presidente sabe que à sua gestão comprometeu e muito o próprio mandato.
SUCESSÃO
O ano nem acabou, mas a disputa pela presidência da Câmara Municipal parauapebense começou a tomar forma. Segundo fontes, dois nomes estão disputando o processo: Sadisvan Pereira e Leandro do Chiquito. O primeiro leva, digamos, certa vantagem por ter disputado o processo eleitoral do lado oposicionista. Todavia, o jogo está sendo jogado…
BANCADA EM BAIXA
Não é de hoje que o governador Helder Barbalho anda insatisfeito com a bancada paraense emedebista. Baixa produtividade era a principal reclamação. Dos oito parlamentares (excluindo Alessandra Haber, ainda filiada ao MDB, mas rompida com o partido), cinco votaram à favor do PL da Dosimetria, fato que contrariou o mandatário estadual, que vem articulando uma ampla renovação.
VOTO OPORTUNISTA
O representante da região de Carajás na Câmara dos Deputados, Keniston Braga, votou favoravelmente na redução das penas dos condenados na trama golpista. O citado nunca foi bolsonarista. Pelo contrário, sempre esteve alinhado com o lado Progressista. O voto só se justifica pelo fato de querer fazer média com o eleitorado de Direita.
DIREITA
O ex-senador Mário Couto vem se apresentando nas redes sociais como pré-candidato do PL ao governo do Pará. E não é só isso, em suas aparições, o mesmo vem enviando indiretas pesadas ao prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, que segundo Couto não é de Direita. Nessa briga, quem ganha é Hana Ghassan.
ARTICULAÇÃO
Wagno Godoy, prefeito de Itupiranga, pode ser considerado o melhor case de sucesso de um gestor nas redes sociais. Diferente dos que criam personagem e vivem só de barulho, Godoy conseguiu conciliar uma boa performance com gestão eficiente. Prefeitura com recursos limitados, impõe ao gestor boa articulação e trânsito político, habilidades que não faltam ao atual mandatário itupiranguense. Que sirva de exemplo aos demais.
Imagem: fotomontagem



