Pressão a Todo Vapor
Como dizem por aí, “pra cada ação, há uma reação”. E ser líder de governo, ainda mais na gestão do Goiano, é estar sob constante pressão. E, no seu direito, o prefeito não quer saber de desculpas — ele quer resultados. Afinal, o líder está sendo muito bem contemplado para cumprir esse papel. Ontem, 13, durante a sessão ordinária, o baque foi forte. Como diz o próprio Goiano: “quem tem telhado de vidro não pode jogar pedra no dos outros”. Ao tentar defender o governo resolveu tocar no passado da vereadora Maquivalda. Só que, como era de se esperar, levou o troco. E ela foi certeira: cutucou justamente onde dói: SEMAS. Agora, é esperar os próximos capítulos dessa novela entre o “líder da Van” e a “líder da oposição”. A semana promete.
Embate
Em um vídeo postado nas redes sociais, o deputado Keniston Braga (MDB) “partiu pra cima” do prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano (Avante). O parlamentar deixou claro: vai fiscalizar cada centavo de repasses federais que forem enviados à capital do minério.
Alívio
Ontem, 13, a Prefeitura de Parauapebas recebeu R$ 42,9 milhões provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), um alento frente ao grave cenário financeiro que a gestão municipal enfrenta. Pelo visto, a fila na porta do gabinete do secretário de Finanças, Glauton Sousa, deve dobrar a esquina.
Mais Vagas
Com a decisão da Câmara dos Deputados de aumentar a quantidade de cadeiras daquele parlamento, que de 513 agora passará a ter 537. O Pará ganhará quatro vagas, passando de 17 para 21. Com isso, a Alepa ganhará também quatro vagas, passando a contar com 45 assentos.
Disputa Ferrenha
O MDB paraense deverá, a exemplo de 2022, ter forte disputa interna entre nomes de peso para deputado federal. Alguns deixarão suas atuais legendas e ingressarão no ninho emedebista. Com isso, determinadas figuras estão avaliando “descer um degrau” e concorrer ao parlamento estadual. A conferir.
Esquerda
O nome mais forte na Esquerda paraense para concorrer à Câmara dos Deputados é o do ex-prefeito Edmilson Rodrigues. Para o seu partido, o PSOL, elegê-lo se tornou a maior prioridade eleitoral no próximo ano.
Senado
Ao que tudo indica, o MDB deverá concorrer com duas candidaturas ao Senado Federal: Helder Barbalho (caso não consiga se viabilizar na composição da chapa presidencial) e a do presidente da Alepa, Chicão. Todavia, a um nome que vem crescendo e que deverá reivindicar uma vaga, este de outra legenda. Conto depois.
Fusão
A fusão do União Brasil e do PP a nível nacional, deverá mexer no tabuleiro político-eleitoral paraense. Quem se fortaleceu nesse processo foi o deputado federal licenciado, e atual ministro do Turismo, Celso Sabino, que vem percorrendo os quatro cantos do Pará.
Novos Rumos
O deputado estadual Erick Monteiro, líder da Federação PSDB/Cidadania na Alepa, deve mudar de partido com foco na reeleição, após a confirmação da fusão entre o PSDB e o Podemos. O destino mais provável é o MDB, consolidando sua reaproximação com a base do governador Helder Barbalho. A decisão também foi influenciada por sua insatisfação com a atual gestão municipal de Ananindeua, da qual fez parte como vice-prefeito.
Cajazeiras
A Vila Cajazeiras, localizada a 25 quilômetros da sede do município de Itupiranga vive um momento mágico. Tudo por conta da atuação e a prioridade que o prefeito Wagno Godoy (PP) vem dando a citada localidade, recuperando infraestruturas e entregando outras.
Cabo de Guerra
Pelo visto, o embate entre a ampla maioria dos vereadores de Marabá e o prefeito Toni Cunha (PL) está longe de acabar. Toda semana um embate novo. O novo capítulo agora diz respeito as emendas, que são impositivas, mas que o mandatário não quer pagar.
Articulações
Com a ida de Eugênio Gadelha, esposo da prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, para a poderosa secretaria de obras, com objetivo de colocá-lo em evidência de olho nas eleições do próximo ano, possivelmente disputar uma vaga na Alepa. Com isso, Josemira terá dois caminhos: Câmara Federal ou ser candidata a vice-governadora. A conferir.
Tucuruí
A deputada federal Andréia Siqueira, que tem mandato apagado, além de concentra todas as suas emendas em Tucuruí, será candidata a prefeita naquele município, após o seu marido Alexandre Siqueira, (ambos do MDB), ter sido cassado pelo TSE. Os Siqueira jogam todas as suas fichas nessa disputa. Em caso de derrota, Andréia terá muita dificuldade de se reeleger no parlamento federal sem a estrutura da prefeitura.
Segurança
Em reunião conjunta extraordinária realizada no último dia 06, as Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF) aprovaram o projeto de lei complementar que cria a superintendência e cargos comissionados na Polícia Civil do Pará, visando à estruturação da 16ª Região de Integração de Segurança Pública – Carajás, com sede no município de Parauapebas.