Abatido
Tem vereador que anda triste pelos cantos da Câmara Municipal de Parauapebas. Tudo porque o mesmo se sente desvalorizado junto ao governo, que faz de conta que o parlamentar nem existe. Pelo visto, não nasceu um novo líder.
Sem carta
No meio político há um consenso: de que o vereador mais votado na última eleição não faz jus ao seu desempenho nas urnas. Um mandato inexpressivo. Tanto que precisa se humilhar para secretários municipais. E essa questão não é nem a “ponta do iceberg”. Na próxima coluna eu conto mais.
Eleições 2026
Se as eleições do ano que vem fossem hoje, segundo informações, o candidato do governo Goiano para a Alepa seria o secretário municipal de Segurança e Defesa Cidadã, seria Hipólito Gomes, mais conhecido como “H2”. Resta saber se o mandatário municipal manterá a decisão, pois a instabilidade é a marca de Aurélio Goiano.
Eleições 2026 II
Dito isto, como ficaria o futuro político de Beatriz Ramos, primeira-dama e secretária da Mulher? Segundo fontes ligadas ao colunista, a mesma foi convencida a recuar neste momento. Há muitos acordos a cumprir em jogo.
Passarinho
Além da definição ao parlamento estadual, para federal, o governo Goiano bateu o martelo. Joaquim Passarinho voou e pousou tanto na capital do minério que conseguiu ter o apoio da poderosa máquina para a sua reeleição. Resta saber se correia ($) dessa gigante engrenagem aguentará. Vamos reviver 2022?
Amarrado
O que se fala pela cidade é que o prefeito Aurélio Goiano não terá outra opção que não seja apoiar o nome indicado por Helder Barbalho ao governo do Pará e a candidatura do próprio ao Senado. Tudo porque, Parauapebas vem sendo muito agraciada por investimentos da máquina estadual.
Enxugamento
Que a crise financeira que a Prefeitura de Parauapebas vive não é novidade. O que tudo indica é que, enfim, o prefeito Aurélio Goiano foi convencido a “cortar na carne” para diminuir o custeio da máquina. A decisão inclui a fusão de secretarias e exonerações a rodo. Agora salvem-se quem puder. Têm vereadores que não andam nem dormindo pensando nisso.
Tucuruí
Os Siqueira andam correndo contra o tempo para fechar acordos. Em breve, o município de Tucuruí terá uma nova eleição. A deputada federal Andréia Siqueira, esposa do prefeito cassado Alexandre Siqueira, vem imprimido intensa agenda pelos quatros cantos da citada municipalidade. É melhor mesmo tentar ser prefeita, porque a reeleição ao parlamento federal dizem ser mais difícil.
Dia D
Hoje, 20, o tabuleiro político-eleitoral paraense poderá sofrer um grande solavanco. Tudo porque é na data corrente que será retomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o julgamento que poderá cassar o mandato do senador Beto Faro (PT). A ação investiga a compra de votos nas eleições de 2022. As provas são robustas contra o petista. A conferir.