De Olhos bem Abertos
Parece que o presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Anderson Moratório (PRD), começou a enxergar melhor o cenário político. Ao que tudo indica, não está mais tão alinhado ao prefeito Aurélio Goiano. Agora, antes de qualquer decisão, ele avalia os riscos — afinal, aprovar tudo que vem do Executivo pode ser um suicídio político. E tem vindo cada bomba… Os mais atentos já notaram a mudança. Em pautas que ele não concorda ou considera ruins para a população, a divergência é clara — como na tentativa de desligar servidores aposentados. O futuro da Semel é outro exemplo. Parece que Moratório entendeu a jogada e decidiu agir com mais cautela.
Pressão Forasteira
A saída do médico Marcos Vinicios do comando da Secretaria de Saúde foi a segunda baixa da gestão Goiano. A falta de autonomia e interferências internas e externas foram os principais motivos. Um prefeito que não blinda seus principais auxiliares que ficam à mercê da gana de forasteiros. Por exemplo, tem um ex-prefeito que quer a todo custo dominar a pasta.
Diário Oficial
A Prefeitura de Parauapebas informou que vem realizando processo de transição para um novo sistema de gerenciamento do Diário Oficial Eletrônico do Município (DOE). A justificativa da mudança visa a modernização, tornado o acesso às informações públicas mais eficiente. Todavia, não é o que se percebe na prática. Diversos dados estão obscuros e com acesso mais moroso. Reclamações no varejo.
Recado dado!
Pelo visto, o prefeito Aurélio Goiano resolveu, na prática, enviar seus recados à “Casa de Leis”. O primeiro deles foi dado ontem, via Diário Oficial. Quem será o próximo?
Governo Exógeno
Impressiona o nível de interferência externa na gestão Goiano. O processo vai muito além dos contratos concedidos aos CNPJs de fora, todavia, a interferência de deputados e ex-prefeitos impera na gestão. O prefeito parece refém desse processo.
SAAEP
O Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) vem se tornando o centro das reclamações em relação à gestão municipal. O serviço em alguns pontos avançou, levando água aonde não tinha. Todavia, outros pontos da cidade continuam esperando e o inverno se foi… Detalhe, o setor será um ponto sensível em breve, com o avanço do verão amazônico.
Fusão
Com a situação financeira insustentável da Prefeitura de Parauapebas, no próximo mês está previsto exoneração em massa. O quantitativo deve chegar a 2 mil desligamentos. Além disso, diversas secretarias deverão ser incorporadas por outras. Salve-se quem puder! Ou melhor quem tem padrinho político.
Vácuo Institucional
Luiz Veloso, atual secretário de Administração, está cotado para assumir a Secretaria de Saúde (ainda sem publicação no DO). A questão agora é como ficará a divisão de poderes na estrutura da máquina municipal. O vácuo que deverá ser deixado na Semad será ocupado por indicação dos forasteiros, que continuam avançado na estrutura, ou os de “casa” irão cobrar maiores espaços?
Maior Estelionato Eleitoral
Tem vereador em Parauapebas que só falta comprar o caixão, porque politicamente, já pode ser considerado morto. Sem espaço, atolado em dívidas e sem moral com os aliados, o coitado virou quase um zumbi na Câmara Municipal. E pior de tudo: ele não pode nem pensar em reclamar. Afinal, o prefeito tem feito até alguns pix para o mesmo. E, por sinal, dizem por aí que, se houver qualquer sinal de ingratidão ou desrespeito, o prefeito mostra tudinho. Bom… É o que se fala nas esquinas. Quem manda não seguir o estilo Miquinha, que sabe muito bem jogar dos dois lados…
Desespero por trás da tela
O relatório que investiga irregularidades na gestão de Toni Cunha (PL) foi aceito, e ele pode ter o mandato cassado. Em entrevista à rádio Correio FM, o presidente da Câmara, Ilker Moraes (MDB), revelou que um secretário do governo tentou pressionar vereadores a mudarem de opinião sobre a denúncia. Nas redes, Toni tenta passar tranquilidade, mas nos bastidores a conversa é outra: o prefeito estaria perdendo apoio político e influência. A preocupação é visível para quem acompanha de perto, mesmo que ele não mostre isso publicamente.fica o recado dado: “não comece briga se não sabe sangrar.
Federação
Depois de União Brasil, PSDB, Podemos… Agora o MDB estuda constituir com o Republicanos uma federação partidária. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, se reuniu com o governador Helder Barbalho e com o ministro Renan Filho, para tratar a questão. Caso ocorra, formará a maior bancada do Senado e contará com 100 deputados. Porém o calculo não é só aumento da representação política, mas de estratégias politicas de ambos os partidos no próximo ano.
Senador
Pelos corredores da Alepa, o presidente Chicão (MDB) é tratado como futuro senador da República. O referido emedebista ainda não definiu o seu futuro, apesar de deixar claro que deseja concorrer à Câmara Alta. Chicão tem bom trânsito com diversos grupos políticos, sendo muito querido por todos. A expectativa é que o MDB concorra com dois nomes, ou seja, sem compactuar com partidos aliados. A conferir.