Desceu do Morro
Após passar seis meses com o coração amargurado, a vaidade acima do pescoço e a soberba nas alturas, com uma pitada generosa de mágoa, o prefeito de Parauapebas, Aurélio Ramos resolveu “subir o morro” em busca de um encontro com Deus. Curioso até. Se o evento, de fato, lhe trouxer alguma conversão para se tornar um gestor melhor, a cidade agradece. Afinal, ele retorna agora com uma nova versão para o segundo semestre de 2025 ou tudo não passa de jogo de cena? A conferir.
Dobradinha em curso
Está dando gosto de acompanhar a proximidade entre o deputado estadual Ivanaldo Braz (PDT) e Eugênio Gadelha (UB), atual secretario de Obras de Canaã dos Carajás e esposo da prefeita Josemira Gadelha (MDB). O que se fala é que essa união deverá encaminhar para uma dobradinha nas urnas. Gadelha para o parlamento estadual e Braz se direcionando para Brasília. A conferir.
Point político
O “Bar Raiz”, de propriedade do vereador Zé do Bode (UB), se tornou o maior ponto de encontro político da capital do minério. Por lá passam ex-prefeito, vereadores, deputados, ex-secretários e pessoas influentes dentro do tabuleiro político. Entre um gole e outro e uma garfada em uma buchada (especialidade da casa) importantes avaliações e aproximações são feitas. O recinto se tornou obrigação aos que querem ficar por dentro dos bastidores políticos e encontrar “figurões”.
Pré-candidato
O que se fala pelos quatro cantos da cidade é que o ex-prefeito Darci Lermen (MDB) vem cumprindo agenda de pré-candidato nas eleições do próximo ano. Há pendências legais que o impedem, por exemplo, de concorrer, mas uma intensa movimentação nos bastidores que visa mudar esse impedimento, pelo menos, para que se possa concorrer sub judice, para alegria de alguns e tristeza de outros.
Moralização
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA) resolveu moralizar a gestão de Aurélio Ramos, que foi obrigada a assinar um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), após serem constatadas diversas irregularidades: contratações temporárias sem processo seletivo, excesso de cargos comissionados, falta de controle adequado de jornada e pagamentos incompatíveis com a legislação municipal. A citada Corte preferiu não aplicar penalidades, mas deu prazo para que as ilegalidades sejam corrigidas.
Queimadas
Lamentavelmente, como em todos os anos, Parauapebas sofre com as queimadas irregulares feitas dentro do perímetro urbano da cidade, que vem sendo tomada por fumaça. Esperava-se que na nova gestão esses fatos fossem mitigados, mas, pelo visto, nada mudou. Será se de Brasília, o atual secretário de meio ambiente consegue ser incomodado pela fumaça?
Governo do Pará
Enquanto os apressadinhos colocam o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, do PSB, como favorito para conquistar a máquina estadual na eleição do próximo ano, pesquisas que foram divulgadas recentemente, apontam que o mandatário do segundo mais populoso município paraense desidrata consideravelmente quando se coloca na disputa um nome do PL. Ou seja, a chance de Santos fazer frente a Hana Ghassan (que se posiciona bem e ainda com grande possibilidade de crescimento) é quando o mesmo aparece vinculado à Direita, que em parte, não o vê com bons olhos.
Baixa Adesão
Não é novidade que o Daniel Santos deixou de lado a gestão de Ananindeua (processo que foi antecipado pelo Blog do Branco) para “rodar” as regiões paraenses em busca de apoio ao seu projeto político de ser o próximo governador. Todavia, suas aparições nos mais diversos municípios tem mostrado um mesmo cenário: baixa adesão. Mesmo com a cooptação de lideranças politicas locais, Daniel Santos não empolga. Como dito na nota anterior, quando o aparece um nome do PL, o desempenho de Santos piora muito.
Compasso de Espera
O que se fala pelos extensos quadrantes de Brasília é que o PSB vem perdendo força para reeditar a chapa presidencial em 2026. O MDB avança e poderá indicar o vice de Lula. Essa questão é chave e deverá ditar o ritmo da eleição no Pará. O governador Helder Barbalho é um dos possíveis nomes para compor a chapa presidencial. Caso não consiga, disputará uma das duas vagas ao Senado. A conferir.
Fator Sabino
A notícia de que o deputado federal licenciado e atual ministro do Turismo, Celso Sabino (UB) foi escolhido pela federação PP-UB para se candidatar ao Senado no próximo ano, agitou o tabuleiro político paraense. Conhecido por ser independente politicamente dentro do Pará, Sabino deverá dar trabalho na disputa do próximo ano. A ver.



