O Jogo
Tem vereador que não entendeu que pagar dívida é diferente de ter apenas um mandato. Sabemos que muitos que estão hoje na Casa de Leis têm dívidas de campanhas a quitar e, sinceramente, por isso, passam por cada situação constrangedora. Mas, tiveram a oportunidade de mudar essa história na eleição da Mesa Diretora. Precisam entender: de que adianta sentar na cadeira só para dizer “sim, sim, sim” se daqui a pouco tem eleição novamente? Muitos chegarão com baixa avaliação popular, sem força política e, muito mais, sem moral. Talvez, ainda não tenham compreendido o jogo, que é matá-los politicamente. Porém, isso será assunto para a próxima coluna.
Recuperação de Imagem
O ex-prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, está passando por um processo conhecido como “recuperação de imagem”. Essa tentativa é válida, já que ele enfrentou um verdadeiro desastre quando se envolveu em algumas aventuras amorosas que lhe custaram muito politicamente, inclusive, até o respeito que tinha em várias rodas de conversa. Visando isso, o loirinho resolveu voltar a “amar”. Entretanto, agora o critério é diferente: ficou mais seletivo. Afinal, errar uma vez é humano… errar duas vezes é burrice.
Sorriso Maroto
O “Sorriso Maroto” anda em alta. O deputado que aparece na praça com um sorriso que mostra todos os dentes se especializou em emendas. Cada publicação é um largo sorriso para divulgar recursos. Eu conto ou vocês contam?
Gazeteiro
Se o vereador Francisco Eloécio (PSDB) estivesse em uma sala de aula, possivelmente, seria reprovado por excesso de faltas. A sorte dele é que a Câmara Municipal de Parauapebas não adota esse critério. Se adotasse, a situação seria bem diferente…
Ressonância Negativa
Pelo visto, a entrevista concedida pelo prefeito Aurélio Ramos à Arara Azul ainda repercute mal dentro do governo. O motivo foi a fala em que afirmou que sua irmã, atual secretária de Governo, se tornou a “fiscal da gestão”. Ou seja, nem mesmo os auxiliares mais próximos contam com a confiança do mandatário municipal, já que tudo precisa passar pelo crivo de sua irmã mais nova.
Candidato
Darci Lermen já vem fazendo trabalho de campo há vários meses, visitando e conversando com lideranças pela cidade. O ex-prefeito já definiu seu candidato a deputado estadual: Júnior Boeri, mais conhecido como “Júnior do Macre”. A estratégia é clara: pegar alguém desconhecido e transformá-lo em político. Um jogo que Lermen domina muito bem. Não é à toa que, no passado, conseguiu eleger um deputado federal que só era conhecido nos bastidores. Agora, quer ir além. Seu objetivo é sair fortalecido com essa candidatura, mostrando que ainda possui poder de transferência de votos. Mesmo que o candidato não alcance uma cadeira na Alepa, o ex-mandatário pretende provar que ainda detém boa porcentagem do eleitorado. No mundo político, quem tem voto, tem vez.
Câmara Parada
Estamos prestes a fechar setembro e iniciar outubro, ou seja, restam apenas três meses para acabar 2025. Até agora, nenhuma ação foi feita pela presidência da Câmara Municipal de Parauapebas em relação às atividades externas. Nenhum projeto, nenhuma ação, nenhuma visita aos bairros. A Casa de Leis segue presa aos próprios muros, o que evidencia a falta de habilidade política e de gestão do atual presidente. Ele terá apenas um ano para mostrar trabalho, ou ficará marcado por uma gestão negativa. Essa percepção, aliás, já ecoa nos corredores da Casa Azul.
Catitu Mamando em Onça
O ex-vereador do PT, Miquinha, declarou nesta quarta-feira (17), durante participação no programa O Povo na TV, que irá compor a equipe de Aurélio Ramos. Horas depois, o citado assumiu a Ouvidoria Municipal. A chegada dele deve gerar discórdia entre os “Aurelianos”. Isso porque todos os que fizeram parte da base do governo passado são tratados de forma desigual pelos aliados atuais. Mas, com Miquinha, o tratamento deve ser diferente. O prefeito, em várias ocasiões, deixou claro seu apreço pelo petista, afirmando querer tê-lo como vereador de sua base em 2028. A conferir.
Trio 2026
Uma foto em que aparece o ex-secretário de Saúde e os atuais secretários de Segurança e Educação, Hipólito Gomes e Maura Paulino, respectivamente, vem dando o que falar nos corredores da sede provisória da Prefeitura de Parauapebas. Se perguntar para os citados, negarão, mas o jogo está sendo jogado, além de ser observado pelo chefe.
Inferno Astral
Pelo visto, a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, do MDB, vive o seu primeiro “inferno astral” em sua vida pública. A “Operação Expertise” causou grande estrago político nas pretensões da referida. A investigação da Polícia Federal apontou desvios em contratos da Saúde e Educação que somam R$ 198 milhões. Entre os alvos estão empresários e servidores públicos. A popularidade da gestora não é a mesma. O mundo encantado das redes sociais sucumbe à realidade.
Parabéns
Dos 17 parlamentares que compõe a bancada federal do Pará, apenas dois votaram contra a PEC da “Blindagem” que está sendo chamada de PEC da “Vergonha”. São eles: Airton Faleiro (PT) e Júnior Ferrari (PSD). Aos demais, sem vergonha é o termo que os definem. Cabe também ao ministro do Turismo, Celso Sabino uma sonora vaia, justamente por ter proposto tal projeto de lei.
Alepa Itinerante
Na próxima terça-feira (23), a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado será na Câmara Municipal de Parauapebas. Espera-se que os nobres deputados estaduais não reparem no atual estado de conservação da Casa de Leis parauapebense.
Batendo Ponto
Entre os 144 gestores paraenses, Wagno Godoy (PP), prefeito de Itupiranga, sabe das limitações orçamentárias próprias, por isso, é visto quase toda semana em Brasília, buscando emendas e apresentando projetos visando recursos. Se tornou presença intermitente na capital federal. Deixa claro que não é político de gabinete.



