Rapidinhas do Branco. III

COMPARTILHE:

De olho em Marabá I

Fontes contaram ao Blog que o deputado estadual Chamonzinho (MDB) está de olho em Marabá. Montou sua base por lá. Divide o seu tempo entre Belém e o município citado anteriormente. Dizem que o parlamentar busca coisa grande na cidade.

De olho em Marabá II

A transferência de atuação do ex-prefeito de Curionópolis em direção a Marabá, segue a lógica de manter influência política-eleitoral. Se depender eleitoralmente de Canaã dos Carajás e Parauapebas, a situação complica. Por essas bandas, o deputado Chamonzinho deverá não repetir o mesmo desempenho de 2018, que diga-se não foi lá essas coisas.

CPI da Vale

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), que investiga a atuação da Vale em solo paraense, aprovou uma nova convocação do presidente da empresa, Eduardo Bartolomeu. Sua oitiva está marcada para o próximo dia 29.

Jeová candidato

O martelo foi batido há meses e, pelo visto, está sendo mantido. O ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade (MDB) será candidato ao parlamento estadual em outubro. Ele conta com amplo apoio da população canaãense e com uma máquina pública poderosa. É, sem dúvida, muito competitivo.

De volta ao front

A ex-governadora Ana Júlia está de volta ao PT e colocou o “pé na estrada” na condição de pré-candidata ao parlamento federal. Nas últimas duas semanas visitou mais de uma dezena de municípios em diversas regiões do Pará.

Pros sem candidatura própria 

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros), que em Parauapebas soma quatro vereadores de um total de 15 assentos, não terá candidatos próprios para os parlamentos federal e estadual. A opção pelo ex-secretário de Obras, Wanterlor Bandeira, não vingou mesmo. Segundo fontes, nem mesmo existiu uma pré-candidatura, foi só discurso para deixar o cargo. O Pros está inclinado a apoiar Ivanaldo Braz (PDT), hoje presidente do parlamento municipal, que disputará uma vaga na Alepa.

Laranja já não é tão doce

No mais recente expediente legislativo ordinário, realizado no último dia 08, dois vereadores mostraram a sua insatisfação e cobraram providências do atual secretário de Saúde de Parauapebas, Gilberto Laranjeiras. Trataram de um caso específico (cidadão que precisava urgentemente de cuidados, o que para os edis, o que havia sido prestado ficou muito aquém do mínimo necessário). Todavia, nos bastidores da Casa de Leis, há outros insatisfeitos com o citado secretário.

PT crescendo

Dizem que foi um sucesso a plenária do Partido dos Trabalhadores na última quinta-feira, 10, na Unama da BR. Além da cúpula local do PT, o evento ainda contou com a presença da vereadora Lívia Duarte, do PSOL, e Iago Pedroso, do PCdoB de Ananindeua, ambos declarando apoio à candidatura do presidente Lula.

Em busca de mais competência no Turismo

Não é novidade que o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB) escolheu o Turismo como um dos seus maiores objetivos dentro de sua atuação política. Por isso, segundo fontes, o mandatário municipal estaria pensando em reformular toda a recém criada secretaria. O que dizem é que faltam pessoas mais qualificadas para tocar projetos e ações. Lermen estaria inclinado em buscar um nome de fora para a pasta e até transformá-la em uma superintendência. Há projetos de centenas de milhões a serem investidos na capital do minério e está claro que falta competência na condução da área.

Ascom em alto nível

Na atual gestão do prefeito reeleito Darci Lermen (MDB), uma das áreas que recebe muitos elogios e mostra-se em outro patamar é a comunicação. A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Parauapebas vive tempos nunca antes vistos. Até prédio novo os profissionais da área terão. Tudo isso sob a gestão de Vicente Reis e Rodolfo Ramos.

Muita calma nessa hora

Na última quarta-feira, 09, a decisão proferida pelo juiz Celso Quim Filho, da 106ª Zona Eleitoral da Comarca de Parauapebas, cassou a chapa do prefeito Darci Lermen (MDB) e de João do Verdurão (PDT), vencedora do pleito de 2020. Todavia, a decisão não afasta o mandatário de seu cargo. Isso só após o processo transitar em julgado, o que não é algo rápido a se contar pelos recursos.

Desespero e Fake News

A decisão do citado magistrado que não tem poder de afastar do cargo o prefeito e seu vice, foi suficiente para o alvoroço nos integrantes da oposição, que logo espalharam diversas mentiras sobre o caso. Desde o afastamento imediato de Lermen e João de seus cargos, o que não é verdade, até que o segundo colocado iria assumir a Prefeitura de Parauapebas nas horas seguinte a decisão, o que é também mentira. Caso o afastamento ocorra em definitivo, após todos os recursos da defesa se exaurirem, haverá nova eleição.

O blog no X