Rapidinhas do Branco – LII

A quem interessa a queda? I

O jogo político muita das vezes é um jogo de cartas marcadas. A educação municipal de Parauapebas parece seguir esse rito. Primeiro, um documento apócrifo, dando a entender que o prefeito Darci Lermen (MDB) havia exonerado o secretário municipal de educação, Leal Nunes. Todavia, bastaria ler duas linhas para perceber que a descrição do fato passava longe da realidade. Em seguida, sucessivos ataques foram feitos à gestão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Por fim, veio uma intervenção administrativa na pasta.

A quem interessa a queda? II

A questão que fica no ar é: a quem interessa a saída de Leal Nunes? Sua gestão de fato não é boa, mas há, claramente, há um modus operandi por sua queda. O Blog do Branco têm informações contundentes que apontam para um determinado grupo político que quer a Semed, além do Prosap. A questão nem se trata de melhorar o cenário educacional municipal, é espaço de poder e firmar a pré-candidatura de um determinado agente público. Nos próximos dias, o Blog do Branco voltará ao tema.

Reconstrução de imagem

Os olhares mais atentos já perceberam que está em processo de “reconstrução” a imagem do vereador cassado Aurélio Goiano. O próprio ou os que o cercam entenderam que a forma truculenta do citado não o fará chegar à cadeira mais importante de Parauapebas. Sua margem de intenção de voto nas pesquisas não ultrapassa dos 30%. Agora, Goiano aparece em suas redes sociais de forma, digamos, “leve”. Programas como ir ao cinema estão em sua agenda. Não estranhem se o mesmo aparecer plantando árvore ou ajudando idosos a atravessar a rua…

Balde de água fria 

No último final de semana, ocorreu em São Paulo, o 8º Congresso Nacional do PSOL, em que foi definido por resolução, que a legenda não irá compor alianças com partidos de Direita e de Centro. Esse era o medo do prefeito Edmilson Rodrigues (ainda no PSOL), pois o mandatário municipal precisa ampliar o cerco arco de apoio se quiser se reeleger. Tal resolução, em tese, não permite, por exemplo, coligar com o MDB. Sem apoio de Helder, Rodrigues não consegue se manter em sua cadeira depois de 2024.

Desistiu de assumir 

Na coluna passada, o Blog informou que o competente publicitário Glauco Lima iria assumir o comando da Comunicação da Prefeitura de Belém. Todavia, o mesmo preferiu, digamos, prestar assessoria a quem for assumir. O problema na área é maior do que se pensa. Melhor garantir a biografia do que “enxugar gelo”.

Apagando velinhas 

Quem comemorou nos últimos dias passagem de ano, foi a prefeita de Curionópolis, Mariana Chamon, do MDB. Por ser uma pessoa muito querida, a mesma recebeu uma “avalanche” de felicitações. A referida vem sendo muito elogiada por sua gestão no “30”. Dizem que ela é a prefeita mais querida do Pará. Parabéns, Mariana.

Gestão elogiada 

A gestão da prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, do MDB, começa a ser conhecida e elogiada em outras regiões do Brasil. A mandatária proferiu palestra on line à Confederação Nacional dos Municípios (CNM), oportunidade em que mostrou o que a sua gestão vem fazendo com os repasses da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) na Terra Prometida.

Falando em Chamon…

O deputado estadual Chamonzinho (MDB), está na “crista da onda” para o processo eleitoral do próximo ano. Disparado nas pesquisas em Marabá, só não será prefeito se não quiser. O parlamentar faz o certo. Não diz que sim e nem não. Deixa rolar e continuar a fazer pesquisas.

Autofagismo bolsonarista

Na semana passada o “clima esquentou” entre o deputado Aveilton Souza, com base política em Marabá, não ter assinado requerimento que concederia a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, o título honorífico de Cidadã do Pará, solicitado pelo deputado Rogério Barra, ambos do PL. Na semana passada, o filho de Éder Mauro “abriu o verbo” contra Souza, que na sessão de ontem, 03, retrucou. Na sequência, Barra comeu uma melancia na tribuna, associado a fruta ao seu colega de partido, por ser “verde por fora e vermelho por dentro”. Outros capítulos deste novela são esperados.

Outros partidos 

A permanência de Aveilton Souza no PL parece configurar em contagem regressiva. Não há clima. Fontes contaram ao colunista que o Avante e o PSD já se anteciparam e enviaram convite de filiação a Souza. Todavia, Tony Cunha, Bolsonarista, afirma que a questão das desavenças serão resolvidas “em casa”.

Henrique Branco

Formado em Geografia, com diversas pós-graduações. Cursando Jornalismo.

#veja mais

Rapidinhas do Branco – LXII

Dança das cadeiras Cresce os rumores da possibilidade do prefeito Darci Lermen (MDB), promover algumas mudanças em seu primeiro escalão. Tudo para promover mais agilidade

BC eleva Selic para 12,25%. CNI contesta decisão

Na última reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, anteontem (11), elevar a taxa Selic de 11,25% ao ano

Oito anos do rompimento da barragem em Mariana. Para a Vale – via Samarco – é vida que segue

Passavam das 16 horas quando um barulho ensurdecedor interrompeu, em 5 de novembro, a tranquila rotina do distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de

Eleições 2024: pesquisa aponta liderança de Edmilson em cenário indefinido pela PMB

A Paraná Pesquisa divulgou hoje, 06, pesquisa feita em relação à disputa pela Prefeitura de Belém. Foram aplicados 734 formulários, estratificados segundo gênero, faixa etária,

MP ensinando “bons modos” aos eleitos de Parauapebas

O tema abordado neste post, parece desatualizado, haja vista, o tempo que ocorreu, há quase uma semana. Este texto foi tema de minha coluna semanal

Focus indica primeira expectativa de queda da Selic desde janeiro de 2021

Analistas consultados pelo Banco Central passaram a ver um afrouxamento maior da política monetária neste ano, ao mesmo tempo que elevaram a perspectiva para a